No Pro-Wrestling existem várias histórias de superação, de pessoas que se lesionaram, ou tiveram alguma doença e ficaram muito tempo afastado de fazer aquilo que tanto amam: Lutar.
Porém o exemplo que irei hoje contar é de uma pessoa marcante no Joshi Puroresu: Act Yasukawa (Yuka Yasukawa). Ela tinha um sonho: Se tornar Samurai, uma guerreira.
O que vocês irão ler no próximo parágrafo, são fragmentos de uma entrevista que ela concedeu ao site “Pro Wrestling Is Art”:

 “A Yuka enfrentou alguns problemas, um dos principais foi no Ensino Médio, ela tinha quase cegueira no olho direito, doença mental e “sofria bullying” por causa disso. Yasukawa procurou ajuda, porém foi encaminhada a um médico que a diagnosticou como “uma criança má, preguiçosa que finge estar doente para não ir à escola”. Depois disso ela até tentou suicídio”.

Enfim, voltando aqui.... Antes de seguir a carreira de Pro-Wrestler, ela atuava e em 2011 conheceu a Yuzuki Aikawa, que na época era ex-modelo e estava estreando na Stardom. Ambas iriam fazer parte da produção “Wrestler Girls”.  Depois, Yuka conheceu a Fuka Kakimoto, que é a GM, Ring Announcer e outras 300 funções na Stardom, que a convidou para fazer parte da promoção que estava surgindo. 

Depois de um tempo de treinamento, Yuka virou ACT. Em alguns momentos ela quase ia desistindo, por problemas de saúde, porém continuou e finalmente debutou no dia 5 de fevereiro de 2012, contra a Yuri Haruka, atualmente conhecida como Haruka Kato!

Sem dúvida a “Gimmick” da Act Yasukawa foi uma das coisas mais sensacionais que já vi: Meio que uma dupla personalidade: Yuka, mais feminina, “amorzinho” e sempre com coelho de estimação. Já a ACT, é totalmente o contrário: uma alcoólatra que só fala gritando, líder da sua Stable de 300 Gaijins (Oedo Tai) e sempre está com sua garrafa de álcool nas suas entrances e isso era fantástico! 


Durante sua carreira, Yasukawa ganhou alguns títulos na Stardom: Duas vezes Wonder of Stardom Champion (também conhecido como White Belt), uma vez Artist of Stardom Champion (Título de Trios) e uma vez Goddesses of Stardom Tag Team Champion (Título de duplas). Entretanto ela queria ir mais longe, ela queria o Red Belt!

Em fevereiro desse ano, ela estava na rota do World Title da Stardom (O Red Belt), Act era Wonder of Stardom Champion, e iria enfrentar a Yoshiko, que até então era a atual campeã e a Yasukawa estava com muito “hype” depois da vitória contra Mayu Iwatani com ajuda da Oedo Tai em janeiro. Yoshiko uma pessoa a ser batida.

22/02/2015. Chegou o grande dia. Era talvez A MATCH da vida da Yasukawa! Será que a Act venceu e finalmente ganhou o tão sonhado cinturão? Será que a Oedo Tai atrapalhou a Yoshiko? Todas essas perguntas irão ser respondidas.... Agora!

.
.
.

Depois de uma luta fantástica, entre Io Shirai e Koguma pelo High Speed Title, chegou a hora do Main Event, a hora em que todo mundo em Korakuen Hall estava esperando!

A impressão que deu, foi que a antes e durante a match, estava um clima bem tenso. Porém achava que isso fazia parte do espetáculo.... Até a luta começar. O main event foi uma catástrofe. Uma vergonha para a Stardom e a própria Yoshiko. Foram uns 7 minutos, a Yoshiko deu uma surra na Yasukawa, mas isso não fazia parte do show, parecia uma briga de rua. Foi um verdadeiro Shoot da Yoshiko sobre a Act! No finalzinho a ACT não desiste de lutar, mesmo sabendo que não tinha mais condições físicas para aquilo. A Kimura~san a ajudou. A match terminou em No Contest. No final das contas a Act quebrou alguns ossos do rosto e ficou meses fora. 

Para quem tiver coragem de ver: [https://www.youtube.com/watch?v=qBXq5clKi7o


O RETORNO

Depois do incidente, a Yoshiko foi afastada (E depois ela se aposentou, mas voltou a lutar em outra promoção, a SEAdLINNNG), o título ficou vago e a Act ficou mais de 7 meses parada. Foram longos 7 meses, para ela e também para os fãs. Yasukawa anunciou que iria desenvolver um documentário sobre a vida dela. Fez a cirurgia, e se recuperou em poucos meses. ACT depois de um período voltou, mas não para lutar, ela apenas estava lá marcando presença nos bastidores e ao redor do ringue. Todo show ela estava presente. Isso era incrível! Mostrava que ela muito fiel a Stardom, aliás, a lealdade das wrestlers é um ponto forte na Stardom.



Perto de setembro, anunciaram que ela iria voltar a ação, a partir daquele momento todos os fãs já começavam a contagem regressiva para seu retorno, que seria dia 23 de setembro.
Act Yasukawa & Kyoko Kimura~san Vs. Momo Watanabe e Haruka Kato. Logicamente a OEDO TAI (Act e Kimura) venceu. A luta nem foi tão boa assim, mas o que importa é: ACT IS BACK!!!!!!

Depois disso a ACT teve seu melhor momento quando enfrentou a Kairi Hojo pelo direito de desafiar a Meiko Satomura, que era a atual World of Stardom Champion. Essa match envolvia um “enredo” por trás disso: Enquanto a ACT estava lutando incansavelmente para voltar aos ringues, a Kairi estava na sua melhor fase na Stardom e cada evento evoluindo e se tornando uma das melhores lutadoras do Japão, porém tinha perdido o cinturão para a lenda Meiko Satomura.



No final das contas a Act Yasukawa perdeu em uma match que não foi aquilo que eu esperava. Porém, essa luta valeu mais pela tentativa de retorno tanto da Act quanto da Kairi Hojo ao topo. Ambas estavam construindo seu "Comeback".

Depois de um tempo, a ACT anunciou que iria se aposentar, sua última match seria no dia 23 de dezembro de 2015. Isso deixou todo mundo chocado, porque nós esperamos sete longos meses para no final ela se aposentar tão cedo depois que retornou.... É triste isso!

O FIM DE UMA ERA


Lembram de quando eu disse nomes como KAIRI HOJO, HARUKA KATO e OEDO TAI? Então.... Esses nomes foram importantes na carreira da ACT (Menos a Haruka Kato) e fizeram parte do fim dela.


Dia 23 de dezembro de 2015, 10 meses e um dia depois do incidente, 3 meses depois do retorno a Act Yasukawa se aposentou. Deveria ser Ela, Kairi Hojo e Haruka Kato contra suas companheiras de Oedo Tai (Kris Wolf, Kimura-san e Holidead).

A mesma que começou a carreira da Act, como oponente, se juntou a ela na sua última luta (Haruka). As mesmas que estiveram juntas com ela por um bom tempo, atrapalhando suas adversárias e fazendo grandes momentos juntas.... Foram as oponentes! (Oedo~tai)


Mas..... Não foi bem assim que aconteceu. Seria 3 x 3, mas depois a match mudou pra Kato & Kairi vs Act & Kimura-san. O resultado foi o que menos importou. Uma das maiores entertainers da Stardom estava partindo.

A Luta Livre é incrível, muitos dizem que são apenas caras ou moças fazendo teatro em um ringue quadrado.... Estão enganados! Pro Wrestling é arte. A arte de entreter e se emocionar. Obrigado, Act Yasukawa, nós, fãs do Joshi Puroresu, amamos você. 



OBSERVAÇÃO: Depois que ela se aposentou, virou manager da sua stable Oedo~Tai. Porém meses depois ela saiu definitivamente da Stardom. Ainda sinto muita falta dela.


O legado que a Yasukawa deixa não é só de uma wrestler, mas também de um personagem marcante e uma grande história de vida! Thank you, Yasukawa. Você nunca será esquecida!



Enfim, esse foi o artigo de hoje, espero que tenham gostado. Minha ideia é simples: Fazer um "Manual" do Joshi Puroresu atual para iniciantes. Recomendo lerem todos meus artigos, em ordem, para entender melhor. Até a próxima!