Uma das melhores wrestlers que sugiram após os anos 2.000 sem dúvida é a Io Shirai [É IO SHIRAI E NÃO LO SHIRAI!!], é impossível alguém que goste de Joshiresu não a conhecer. Ok, eu admito que eu não sou um grande fã, porém ela uma das melhores e mais experientes joshis na Stardom. Ah.... Esse artigo vou focar mais na sua carreira na Stardom e não vou falar sobre um certo problema dela com a justiça aí há um tempo........ (KKKKKKKKKKKKKKK..............???).... 



A Io estreou em 2007, mais precisamente no dia 4 de março, junto com sua irmã Mio Shirai e lógico que elas debutaram como tag team. Logo depois elas formaram o trio Triple Tails com a Kana, porém a Io deixou esse trio para entrar na Stardom, que debutou em 2011 ainda como “free”, naquela época a promoção estava começando e lógico que era nome de peso. Ela começou tag team com a Nanae Takahashi, porém não chegou na final do Goddesses of Stardom Tag Team League do mesmo ano, que é o principal torneio de dupla da promoção. No 5 StarGP (um G1 Climax versão Joshi) de 2012 e 2013 também foi eliminada na primeira fase mesmo vencendo algumas lutas. 

A ASCENSÃO

A grande chance da Io foi no torneio para decidir quem iria enfrentar a Alpha Female no Ryogoku Cinderella Champions Fiesta de 2013 pelo World of Stardom Title (Sim, aquele show de aposentadoria da Yuzuki Aikawa). Ela ganhou da Dark Angel assim sendo a desafiante numero 1 da até então campeã.

A Alpha era mais ou menos a Alemanha contra o Brasil, muitos 7 a 1 contra as japonesas, porém o reinado dela não durou muito. A Io Shirai é aquele personagem nos filmes onde quando o mal está quase vencendo, ela aparece e salva todo mundo. Enfim, voltando ao Ryogoku, a Io venceu a Alpha se tornando a World of Stardom Champion, ali começava um dos melhores reinados do Red Belt.

Além do World Title, ela ganhou o High-Speed Title, Artist of Stardom Title (Com Mayu Iwatani e Takumi Iroha) e o 5 StarGP de 2014. Assim se tornando a ACE of Stardom. Eu a chamo de Tanahashi versão Joshi.

Mas... Por que Tanahashi versão Joshi? Vejamos... Ela ganhou o World Title, High-Speed Title, Artist Title, Tag Team Title, Wonder Title, 5 StarGP... UFA! Resumindo: TODOS OS TÍTULOS e o principal torneio da promoção. A única Grand Slam Champion da Historia da Stardom. Além dela fazer o sinal do Tana. 

O AUGE

Depois de vencer o principal título da promoção, a Io lutou contra GRANDES nomes para defender seu cinturão, gente como Nanae Takahashi, Meiko Satomura, Arisa Nakajima, Natsuki Taiyo.... Enfim, foi um grande reinado. Particularmente minha luta preferida foi contra a Arisa Nakajima, MEUS DEUSES DO PURORESU, QUE MATCH FOI AQUELA!? A luta valia não só pelo World Title, mas também pelo JWP Openweight Title. Eu poderia citar todas as matches logo, porém essa é minha preferida.



  • A Shirai perdeu seu título para Yoshiko em 2014.


No começo do ano de 2015 tivemos a tão esperada luta entre as Shirais, sim, MIO vs. IO! Foi no show produzido pela Mio Shirai.

Indo ao High-Speed Title, ela perdeu o cinturão pra Koguma ano passado, no mesmo show do incidente entre Yoshiko e ACT (eu falei sobre esse incidente no texto sobre a Yasukawa). A Melhor match do show foi pelo High-Speed, uma das melhores do ano na Stardom. O de Artist Title perdeu meses depois, por causa de uma lesão da Iroha, assim deixando o cinturão vago.



No próximo mês veríamos novamente a Io Shirai na rota de um título, e de novo no Red Belt, porém perdeu para Kairi Hojo no The Highest, eu AMEI essa match.


Pela primeira vez a Io Shirai estava sem título, MILAGRE! Mas não por muito tempo... O de duplas ficou vago, pois a Nanae Takahashi tinha saído da Stardom, assim novamente lá vai a Io para ganhar o Goddesses of Stardom Title, com a Mayu Iwatani. Sem dúvida foi uma das melhores duplas do Joshi. Venceram a Jumonji Sisters e várias outras tag teams. Thunder Rock [nome da dupla da Io e Mayu] era [quase] imbatível!

Ela venceu o Wonder of Stardom Title contra a Nikki Storm, que ficou vago depois que a ACT Yasukawa se lesionou no incidente. 

Em setembro, sua irmã Mio Shirai, iria se aposentar, assim fazendo uma ultima tag team match das Shirais, essa luta aconteceu na Stardom.

No final do ano, a Io perdeu o Wonder Title para a Santana Garrett... SÉRIO, SANTANA GARRETT CAMPEÃ? UMA GAIJIN QUE FEZ UMA PASSAGEM HORRÍVEL PELA STARDOM VENCER O SEGUNDO PRINCIPAL TITULO DA PROMOÇÃO? Enfim, depois o meu ataque de raiva com isso, a Santana sumiu e QUASE NÃO DEFENDEU O TITULO no JAPÃO. AHHHRRGGGG eu odeio gaijins.

Enquanto a Io tinha perdido o Wonder Title, a Meiko Satomura era campeã e ninguém vencia ela (Até porque só lutou uma vez pelo título que foi contra a Mayu e a squashou). A Io novamente era a salvação da promoção. OS PRINCIPAIS CINTURÕES ESTAVAM NAS MÃOS DE QUEM NEM ESTAVA LÁ, uma da Sendai Girls, outra das Indys americanas.

E foi em dezembro do ano passado que a nossa menina Tanahas...ops, Io Shirai foi escolhida pela Satomura para lutar pelo World Title no Year End Climax do ano passado. E advinha? Isso mesmo! A Io Shirai venceu e assim se tornou pela segunda vez World of Stardom Champion!

Essa luta foi eleita a match do ano pela Stardom.... Realmente, QUE MATCH!  A Io tinha usado o Diving Elbow Drop que é a marca da Hojo em duas lutas, será que foi provocação ou homenagem? Depois a Shirai escolheu a Kairi Hojo para lutar pelo título, dia 17, no aniversário da Stardom. Essa match foi uma revanche e é o que eu considero Tanahashi vs Okada do Joshi (Só que Io Shirai vs Kairi Hojo tivemos poucas singles match). Enquanto a Io Shirai recuperou o título, a Kairi Hojo venceu o 5StarGP assim desafiando a campeã no talvez o principal evento da promoção!

No show de aniversário da Stardom, a Io Shirai ganhou da Kairi e assim continuou World Champion.

Depois do show de aniversário da STARDOM em 2015, ela formou trio com MAYU IWATANI e KAIRI HOJO, e venceram o Artist Title. E perderam logo depois pra Oedo~Tai. Mayu e Io perderam o Goddesses of Stardom Title também pra Oedo~Tai.

No final de 2016 a Io atacou a Mayu no Goddesses of Stardom Tournament e assim acabando de vez com a Thunder Rock. Heel Turn, baby!


OPINIÃO: Sabe... Eu não sou fã da Io, eu gosto de ver ela lutar. Eu não a odeio, até porque não tenho motivos pra isso. Mas ela é extremamente superestimada e os fãs dela são os mais chatos que existem. Ela é uma grande wrestler, mas tratam como se fosse a única. Não seja um Io Shirai Fanboy!




Enfim, esse foi o artigo de hoje, espero que tenham gostado. Minha ideia é simples: Fazer um "Manual" do Joshi Puroresu atual para iniciantes. Recomendo lerem todos meus artigos anteriores, em ordem, para entender melhor. Até a próxima!