Depois de postar sobre as quatro joshis mais importantes na Stardom atualmente, hoje vamos falar sobre as Rookies e os jovens talentos. Antes de começar, vou dar uma explicada básica:

  1. Jovens talentos não são necessariamente rookies, a partir de dois anos de experiencia e se o(a) wrestler for jovem, eu os chamo assim;
  2. Rookie é "calouro", no futebol americano por exemplo, os Rookies são os jogadores das universidades que vão jogar nos grandes times como os da NFL. Em sua primeira temporada na liga, eles são chamados de "calouros". Outro exemplo é na NJPW, onde os novos talentos são chamados de Young Lions. Ok... Já que você entendeu o de se trata, here we go!
  3. As rookies deste texto são as da STARDOM, apenas da STARDOM.

Na Stardom, váááááárias wrestlers começaram em 2011 como rookie, a promoção mesclava veteranas e calouros. A única que continua desde o começo é a Mayu Iwatani. Existe um torneio anual, o Rookie of Stardom, que o nome já diz de que se trata. 

KOGUMA & REO HAZUKI

Koguma e Hazuki
Antes de mais nada, tenho que explicar que nem Koguma (De branco e azul) nem a Hazuki(de rosa e preto) lutam mais. Ambas por motivos familiares. 

A Koguma estreou em 2013, mas sua primeira vitória solo foi em 2014, mais precisamente no dia 6 de julho, e advinha conta quem? Isso mesmo, Hazuki, que estava estreando definitivamente naquele mesmo dia, ali começou uma rivalidade que poderia ser muito boa. 

Em 2015, a Koguma venceu High-Speed Title, contra nada mais nada menos que a IO SHIRAI. Imagina só, uma recém rookie vencendo uma ex-World Champion! Aliás, uma grande luta, a melhor daquele fatídico dia 22 de fevereiro de 2015... Não sabe do que estou falando? Então clique aqui.
Além disso, ela venceu o Artist of Stardom Title, junto com a Chelsea e a Kairi Hojo. Sua última luta foi contra a Starfire, que valia o High-Speed Title (17/05/2015), a gaijin venceu e se tornou nova campeã, depois disso a Koguma se afastou por tempo indeterminado da Stardom, e deixou o título de trios vago.
Já a Reo Hazuki, o Rookie of Stardom de 2014 foi o único título (No caso, tournament) que ela venceu. A Reo-Zuki ficou um tempo afastada e depois voltou sendo a nova amiga da Io Shirai.

AZUMI, STAR LIGHT KID & ARISU

Azumi e Star
Azumi deve ser a única heel na Stardom. Já a Star Light (A de mascara) é o caso da rookie babyface e underdog. A diferença entre as duas além do que eu disse antes, é que a Azumi estreou em 2013, já a Star, em 2015. A feud entre elas começou em 2015. BAITA RIVALIDADE. Uma quer ser melhor que a outra. Uma luta entre elas e a Alex Lee provou isso, era 3 Way, só que no começo a Alex Lee saiu do ringue no sentido de "A match é de vocês". Durante a luta as duas ficavam se estranhando... Caso queiram ver a match e entender mais do que eu to falando, clique aqui.
Depois foi marcada uma luta entre as duas no show de aniversário da Stardom. A Star Light Kid venceu.

Essa rivalidade vai continuar o que Koguma e Hazuki não fizeram. Espero muito que essa "feud" demore, e não no sentido de que todo show elas lutem e sim toda vez que elas se encontrarem em um mesmo ringue, sempre haver aquela rivalidade interna, uma querendo superar a outra. Acredite, isso é demais, as duas tem talento pra idade delas. Por mais que a Azumi tenha vantagem por ter mais experiencia em ringue, toda vez que elas se encontrarem, seja luta solo, seja tag team match, seja juntas em uma equipe, sempre vai ser imprevisível. A página oficial em inglês da Stardom fez um vídeo "hype" pra essa luta do dia 17 de janeiro de 2015, clique aqui e veja.

A Arisu (Ou Alice) estreiou em 2016, não tem muita coisa pra falar sobre ela porque ela estreou bem na época em que eu estou no hiatus da Stardom, por motivos de: block (não é uma longa história hahahahahah)... enfim, voltando pra rookie, pelo que vi ela tem um baita carisma e tem futuro... Se a Stardom souber usar. O roster está ficando bem jovem.

MOMO WATANABE & JUNGLE KYONA

Jungle Kyona 
Momo Watanabe
Momo Watanabe estreou no final de 2014, ela tinha uma gimmick de jogadora de basebol e o nickname "Joshi Kosei Fighter", significa que ela é Estudante Joshi.
Já a Kyona estreou no final de 2015, e venceu o Rookie of Stardom daquele ano. Ela tinha gimmick de "Princesa da selva". Sim, isso mesmo! Seu nickname era "Jungle Princess".

Com sua marreta biônica, um Rainmaker mais forte que do Okada e seu ring gear ao estilo Tarzan versão joshi, a Kyona é uma das melhores rookies na promoção!

As duas formaram dupla e enfrentaram até as campeãs pelo Tag Team Title, veja essa luta aqui. A Kyona já ganhou outra chance pelo título de duplas, junto com a Kairi Hojo dessa vez. Só que elas perderam.

Ambas mudaram de personagem, a Momo deixou de ser uma jogadora de basebol, a Kyona ficou menos personagem selvagem. A evolução das duas em 2016 é algo incrível.


HIROMI MIMURA & SAORI ANOU

Mimura e Saori respectivamente
As duas estrearam no final de dezembro, a Saori não faz parde do roster fixo da Stardom, pois ela é da AG'z (Actress Girl'Z), porém faz lutas na Stardom também. Ela é minha rookie favorita, o suplex dela é muito bonito.
A Mimura conseguiu chegar a final do Rookie of Stardom de 2015, porém perdeu para a Jungle Kyona. Essa luta por incrível que pareça, foi a segunda melhor daquele evento. (Sim, o show foi ruim mesmo, mas se quiser ver a luta clique aqui)
Ambas lutaram entre si, foi no Rookie of Stardom Semifinals, pra ver a luta já sabe né?



Além dessas que falei, também existem outras rookies/novos talentos no Joshi, como a Yuuka [Eu sei que ela não é rookie mas é jovem], Tsukushi [Eu sei que ela também não é rookie mas é jovem], Maruko Nagasaki (Ice Ribbon), Mika Iwata, Hana Kimura (Free) e Chihiro Hashimoto (Sendai) e várias outras que não citei. Nesse post eu foquei na STARDOM.


CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Stardom sempre apostou em jovens (ou não tão jovens assim) talentos. Ao contrário de outras promoções que pegam wrestlers veteranas para lutarem nelas, a Stardom faz ao contrário, moldam novas joshis e revelam grandes lutadoras! Ok, a promoção cai um pouco o nível quando ela está cheia de calouros, porém com o tempo, o que era uma promessa se torna realidade. O que era o futuro se torna presente.. O que era apenas tapa buraco no card se torna main eventers.  O que era chato se torna sensacional. De olho nas rookies, ela são a nova geração, elas são o futuro do JOSHI!



Enfim, esse foi o artigo de hoje, espero que tenham gostado. Minha ideia é simples: Fazer um "Manual" do Joshi Puroresu atual para iniciantes. Recomendo lerem todos meus artigos anteriores, em ordem, para entender melhor. Até a próxima!