Uma das coisas que as promoções japonesas fazem para ganhar público em outros países, é trazer estrelas de lá para lutarem em suas promoções por um determinado tempo. Gaijins são estrangeiros que lutam no Puroresu. No joshi também existem gaijins, principalmente na principal promoção feminina japonesa da atualidade, a Stardom. E este será o assunto no Manual da Stardom de hoje. AH... Esse texto vai ser mais opinativo que informativo, sem delongas, here we go!

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE GAIJINS NA STARDOM?

Tirando o fato que eu particularmente detesto gaijins, eles são importantes para a divulgação na Stardom pelo mundo. A promoção vem apostando (até demais) nas estrangeiras. Mas isso não é coisa atual, quem lembra da Alpha Female? A alemã que fazia vários 7 a 1 nas joshi e que foi a primeira gaijin a ser World Champion. Às vezes, pegam pessoas de lugares quase aleatórios no mundo, e às vezes dá certo. Elas tem parceria com a WWS (México), foi de lá que a Starfire veio. Aliás, ela foi uma das melhores gaijins na promoção, misturando a lucha com o estilo japonês. A Stardom foi em 2015 para os EUA, foi um grande avanço para Dominação Global™, esse ano vão fazer shows na EUROPA, outro grande passo para dominar esse mundo. Ao contrário das outras promoções, que nem ligam se tem ou não fãs pelo mundo, a Stardom sempre faz uma mistura de estilos: Europeu, latino, americano, japonês... É, uma grande diversidade. Porém há uma coisa que ela peca e muito: Tornar uma estrela over. E é isso que vou dizer no próximo tópico.

PRA QUE SUPERESTIMAR TANTO?

Uma coisa que me faz detestar gaijins é o push exagerados que recebem, um exemplo claro disso é a Santana Garrett. Ela é atualmente a Wonder of Stardom Champion, até aí tudo "bem", mas vamos lembrar que: Ela venceu a IO SHIRAI, teve uma passagem horrível na Stardom e depois que ganhou o título voltou pros EUA, mas ela vai voltar, no Stardom vs World.


Outra que teve um reinado pra lá de estranho foi a Chelsea Diamond. Ela formou um trio junto com a Koguma e Kairi Hojo. Se tornou Artist of Stardom Champion, logo depois a Koguma saiu da promoção, e as duas (Hojo - Chelsea) ficaram como campeãs por muito tempo, em vez de deixarem o título vago. Mas a passagem da Chelsea não foi tão ruim, ela já lutou contra a Meiko Satomura. Isso é uma honra! Além da Satomura, ela quase ia pras finais do 5 StarGP de 2015, e nesse torneio venceu até a KAIRI HOJO. Mesmo com um push exagerado, eu gosto da Chelsea. Ela é super babyface, jogava doces para o povo, fazia jus ao nome do trio Candy Crush. Depois disso ela se lesionou e sumiu do mapa do PW. Mas mostrou sinal de vida pelo twitter.

GAIJINS QUE DERAM CERTO

A questão não é que gaijins dão ou não certo, e sim se valeram a pena, se fizeram uma boa passagem. A Maioria das gaijins na Stardom entram na OedoTai, stable da Act Yasukawa, Esse grupo é quase uma bullet club sem grife. Assim como no futebol, existem os Zagueiros-Zagueiros, que são aqueles que realmente são duros, chegam em cima, e não levam 7 a 1, no joshi tem as "Gaijins-Gaijins". Um exemplo delas é a STAR FIRE. Ela é da WWS, e entrou na Stardom há um bom tempo, adivinha aonde? Isso mesmo! Oedo~Tai. Ela venceu o High-Speed Title ano passado, contra a Koguma. 

Outra ótima gaijin foi a Dark Angel. Com certeza a melhor champion elite na Stardom (Wonder ou World Title). Foi a primeira estrangeira a vencer o Wonder of Champion, ela ganhou no principal show da história da STARDOM, Ryogoku Champions Fiesta 2013, contra a ACT Yasukawa.

Ano passado, ela voltou pra Stardom, porém só lutou duas vezes, uma na despedida da Chelsea e outra contra a Io Shirai na sua despedida do japão. 

A MALDIÇÃO DO HIGH-SPEED TITLE


Calma, calma! O título não tem nenhuma maldição não... Eu acho. É apenas uma curiosidade.

Todas as vencedoras do High Speed Title que venceram o título em 2015, exceto a Mayu Iwatani, de alguma forma não lutaram mais depois que perderam o cinturão:

A Koguma venceu a Io, e perdeu pra Starfire em sua ultima luta na Stardom, pois saiu logo em seguida. A Starfire perdeu o título para a La Rosa Negra, e nessa mesma match, lesionou o joelho. Já a La Rosa perdeu o título pra Mayu Iwatani, logo depois lesionou também o joelho. 



CONSIDERAÇÕES FINAIS: Existem mais estrangeras que foram importantes na promoção que eu não citei, como a Hudson Envy, que faz parte da Oedo~Tai original e chegou as finais do 5 Star GP de 2015, Alex Lee, Kellie Skater e Evie....A Nikki Storm que lutou (e perdeu) duas vezes pelo Wonder Title contra a Io Shirai, duas ótimas lutas. 

Voltando a primeira pergunta do artigo de hoje, qual é a importância de gaijins na promoção? STARDOM tem uma boa diversidade, seja de idade, de países, de estilos e talentos também. Investir fora do Japão é mais um passo para a Dominação Global™ ! Depois do incidente de 22 de fevereiro (Não sabe o que é? então veja aqui!) a promoção ficou bem mais conhecida, infelizmente o reconhecimento veio da pior maneira... O próximo passo é a Europa, em maio e no final do ano novamente nos EUA! 

Por mais que algumas vezes estrangeiros são bem boring e irritam, a ida para o Japão é bom tanto pra eles tanto pra promoção. Mas... Por quê? Simples, eles ganham experiencia lá, e as promoções divulgação. Assim como a New Japan tem o NJPW World, no Joshi e em outras promoções do japão tem o Nico-Nico. Que é o site aonde fazem upload dos shows que não são exibidos pela SamuraiTV ou a Gaora Sports (No caso da OZ Academy). 

Pra terminar, como eu disse no começo do texto, eu não gosto de gaijins, porém existem exceções. Por que eu não gosto? É porque não tenho paciência ver tal estrangeiro ainda tentando se adaptar ao estilo japonês e já ficando over. É ridículo o que fizeram com o Wonder of Stardom Title! Nem foi pelo fato de ser a SANTANA GARRETT campeã e sim ela ficar com o título e estando nos EUA. Se ela ficasse no japão até perder o cinturão eu iria hatear menos, mas só um pouquinho menos....

Bem, como já deu pra perceber eu odeio gaijins eu realmente não gosto da maneira como os gaijins são bookados. 


E você, leitor, o que acha de estrangeiros no Puroresu? 


Enfim, esse foi o artigo de hoje, espero que tenham gostado. Minha ideia é simples: Fazer um "Manual" do Joshi Puroresu atual para iniciantes. Recomendo lerem todos meus artigos anteriores, em ordem, para entender melhor. Até a próxima!