Kairi Hojo


O Manual da Stardom está chegando ao fim, e hoje, vamos conhecer um pouco sobre a STARDOM. Vocês já sabem um pouco sobre as principais lutadoras da promoção, então vamos falar sobre a Federação em si. Recapitulando:
  1. Act Yasukawa - Uma das melhores gimmicks do Joshi e até do Pro Wrestling que se aposentou por um incidente trágico;
  2. Kairi Hojo - Foi uma das melhores underdogs da Stardom, suas tag teams matches eram muito boas. Quando seu talento foi botado a prova, mostrou que nasceu para ser estrela e tem o seu caminho incansável para o World of Stardom Title;
  3. Io Shirai - Acredite se quiser, ela está no auge desde 2013! (Se segurar TODOS os títulos da promoção em um ano não for o suficiente pra estar no euge não sei mais o que é)
  4. Mayu Iwatani - Precisa de mais espaço na promoção, a única que está desde o começo merece o principal título!
A partir da quinta edição, eu fiz um formato diferente, englobando certas pessoas em um determinado assunto:

  1. Rookies - Jovens Talentos, futuros de uma promoção. De olho na Kyona, ela tem grande futuro!
  2. Gaijins - Estrangeiras. Nessa edição falo sobre o melhor e o pior delas! 

COMO FUNCIONA A STARDOM?

O estilo da promoção é parecido com de outras promoções como NJPW, a mecânica de eventos e etc. Falando dos títulos, existem cinco:

  1. World of Stardom Title: O principal título da promoção, conhecido como Red Belt.
  2. Wonder of Stardom Title: O segundo principal, como se fosse um IWGP IC da Stardom, o White Belt.
  3. High-Speed Title: Esse título é o terceiro mais importante, e consiste em pegar as joshis mais rápidas para lutar por ele, uma ideia bem bacana.
  4. Goddesses of Stardom Title: O título de duplas, geralmente quem já foi Artist Champion, vence esse título. 
  5. Artist of Stardom Title: Título de trios, normalmente quem vence são as que estão no "Mid-Card" da promoção, especial para dar um up em uma joshi.

Bem, caso tenha percebido, essa é a ordem de importância de cada cinturão. Agora vamos aos torneios, em ordem de importância também:

  1. 5 StarGP: Principal torneio na Stardom, onde consiste em dois grupos ou blocos, A e B. Nesses grupos, todas enfrentam todas dentro do bloco. Uma vitória vale 2 pontos, um empate 1 ponto e uma derrota logicamente 0. São vários shows o 5 StarGP. As primeiras colocadas de cada grupo se enfrentam num evento separado, o 5 STARGP FINALS, quem ganhar o torneio também recebe title shot, é do estilo do G1 Climax da NJPW.
  2. Cinderella Tournament: É um torneio de mata-mata, onde o tempo limite é 15 minutos. É no estilo da New Japan Cup da NJPW. A vencedora normalmente ganha um title shot. Esse é apenas um show.
  3. Rookie of Stardom: É um torneio mata-mata que como o nome já diz, premia a rookie do ano. Normalmente são quatro participantes, ou seja, já começa na Semi-final. 
Como você aí que está lendo já está por dentro dos assuntos (eu espero), vamos lá!

PONTOS NEGATIVOS


Eu deixei pra falar mal da Stardom logo no começo, pois um texto sobre uma promoção que eu recomento para todos não deve terminar falando mal sobre, né!?

Enfim, uma das coisas que não gosto na Stardom é que elas deixam as estrangeiras muito overrated, como eu disse no texto sobre as gaijins. Mas isso tem uma explicação que é pra ter mais alcance e promover o joshi fora do Japão. Às vezes toma decisões horríveis no booking.

Outra coisa é que os eventos semanais da promoção são meio "chatos", o que vale mesmo são os Main Events porque as vezes são lutas super aleatórias de rookies pra cobrir o card.

A Stardom consegue tomar decisões ""erradas"" e torná-las ""certas"". Mas, por que certas? Enquanto eu estou digitando esse texto, eu vi os resultados do show de 07/02/2016. Foi o time Stardom vs Time Gaijins numa luta de eliminação, seja pin fall ou pela top rope. O último time venceu para despertar minha fúria. Mas isso tem motivos. Por exemplo, a Santana e a Kairi Hojo se eliminaram ao mesmo tempo, assim criou uma rivalidade entre elas, a Kairi Hojo desafiou a Santana pelo Wonder of Stardom Title e ganhou o White Belt (eu ouvi um amém?).



A IMPORTÂNCIA DA STARDOM NO JOSHI PURORESU


O que a Stardom tem o que nenhuma outra promoção do Joshi tem? Maior Público? Mais sucesso? Vamos reformular essas três perguntas em uma única: Por que a Stardom é tão única no Joshi atual? Todas essas perguntas serão respondidas aqui e agora, provavelmente o mais longo texto que já fiz, então pega sua pipoca, bota a theme song da Oedo~Tai de fundo pra ficar inspirado e..... Here we go!!

A promoção surgiu em 2011, com ela trouxe lendas como Nanae Takahashi e Miho Wakizawa, e promessas como Mayu Iwatani e Yuzuki Aikawa. Com a Fuka Kakimoto de treinadora, a Stardom revelou grandes nomes do Joshi. Como a Aikawa, Kairi Hojo e Act Yasukawa!

No começo a promoção se organizava em temporadas e capítulos. Eu particularmente divido ela em 3 períodos:
1- Do primeiro show até o Ryogoku Cinderella (2013).
2- Do Ryogoku Cinderella até 22 de fevereiro de 2015.
3- Do incidente até os dias atuais.

Recentemente a Stardom completou 5 anos de existência, com seu show de aniversário. Com Main Event foi Kairi Hojo vs Io Shirai, o encontro das duas melhores da promoção. As duas mais importantes. Talvez uma das melhores feuds da STARDOM. Eu citei esse fato por um simples motivo: TODA, eu disse TODA promoção tem sua Feud Elite. Antes de ir mais afundo, vou explicar o que seria isso: Feud Elite é como chamo a principal feud da promoção, então sempre que eu usar o termo "Elite" aqui vai ser no sentido de mais importância.
Io Shirai, Hiromi Mimura, Kairi e Mayu respectivamente

Enfim, assim como a NJPW tinha (ou tem) Tanahashi vs Okada como Feud Elite, a Stardom tem Io vs Kairi como sua principal rivalidade. Eu a chamo de Okada vs Tana do Joshi Puroresu. A Feud Elite é importante porque é essa rivalidade que leva o nome da promoção aos que não assistem ela. Um exemplo básico é falar de Okada vs Tana pra alguém que não acompanha NJPW mas sabe o básico do Pro Wrestling (Eu disse PRO WRESTLING e não WWE), claro que ela vai pelo menos entender de que se trata ESSA rivalidade. 

Voltando ao Joshi, como eu disse no texto sobre Gaijins, atualmente a Stardom é a única que olha o cenário mundial. Trazem estrangeiras e levam Joshis no final do ano para dois shows nos EUA. Isso que faz também ser única em relação as demais, além de mixar diferentes estilos e até idades muito bem (Nem tão bem assim às vezes).

Na promoção existe os quatro principais nomes, como eu citei no começo do texto, são Io, Kairi, Mayu e Yasukawa. São as Joshis Elites do "Estrelato", pois são elas que levam o nome da promoção "nas costas". Todas as promoções joshis tem essa Joshi Elite: Na Ice Ribbon temos a Tsukasa Fujimoto, na JWP temos a Arisa Nakajima e a Bolshoi, na REINA tínhamos a Kana e a Syuri, hoje TALVEZ a Makoto (A Kana foi pra WWE e a Syuri virou freelancer), na Sendai Girls temos a Meiko Satomura, Cassandra Miyagi e DASH Chisako e por fim na OZ Academy temos a Sonoko Kato, AKINO, Aja Kong, Manami Toyota e a Ozaki. Além disso temos a freelancer Hikaru Shida. Provavelmente você que está lendo não conhece quase ninguém que citei fora da Stardom aqui, mas eu recomendo procurar lutas delas. 
Hikaru Shida


Todo esse citamento foi pra mostrar que toda promoção tem alguém que leva seu nome, alguém que quando você olha pra ele(a) pensa logo: ESSE(a) REPRESENTA! 

Voltando a Stardom, ela ganhou uma popularidade enorme em pouco tempo, claro que não tem como comparar com as promoções joshis nos anos 80 e 90, que faziam eventos em Tokyo Dome até, como a AJW. Muitos chamam a Stardom de uma nova AJW, mas por quê? Como eu disse no texto sobre Rookies, enquanto as demais traziam lendas pras suas promoções, a Stardom MOLDA futuras lendas. Enquanto todas as promoções que citei lá em cima tinham suas Joshis Elites pelo menos com mais de 5 anos de Pro Wrestling, tirando a Io Shirai, a única da Elite da Stardom mais "veterana" é a Mayu Iwatani! A AJW também fazia isso, grandes nomes surgiram de lá como a Akira Hokuto e Bull Nakano por exemplo. Ninguém do Pro-Wrestling dura pra sempre ((infelizmente)), porém a nova geração está aí, não podemos ficar presos no passado, podemos apreciar o que passou e acreditar no que estar por vir. É como na antiguidade que os mais veteranos passavam informações e aprendizagem para os mais novos e assim ficava de geração para geração. Um exemplo é a lenda Chigusa Nagayo que treinou a Takumi Iroha, e provavelmente ela vai treinar alguém no futuro e assim segue esse "loop". O Pro-Wrestling é movido por isso. Enquanto antigas lendas saem, novos talentos surgem!
Chigusa Nagayo e Takumi Iroha, a última ia fazer cirurgia no joelho


Com tudo isso temos várias certezas: A Stardom trás gaijins, molda novos talentos, tem influencia no cenário Joshi, tem um roster (quase) fixo e tem grandes lutas e rivalidades!

A importância do "Estrelato" é grande, tanto é que uma das únicas promoções que sempre faz eventos em Korakuen Hall é ela. Depois que a ACT ficou sete meses fora, o público da Stardom pelo mundo aumentou por causa do incidente, infelizmente o nome dela saiu no mundo da pior maneira possível, por outro lado os eventos da promoção ficaram "menos atraentes" ao público japonês, que antes ia mais de 1.000 pessoas aos shows em Korakuen Hall, o número de pessoas que iam a arena abaixou, mas depois voltou ao normal. 

A Stardom ainda tem várias parcerias pelo mundo, desde o Japão até a Europa. Ficando só no Japão, elas já fizeram alguns shows em conjunto com a Sendai Girls, e em 2013 trouxe a Arisa Nakajima pra duelar contra a Io Shirai pelos Major Titles das Stardom e JWP. Sem contar que treinam no dojo da Zero-1.

Com tanta informação que falei, a gente chega a conclusão que ela é única por ser uma promoção inovadora, que sempre está trazendo alguma novidade pra gente, um exemplo é o Stardom vs Sendai do ano passado, Stardom vs World e a ida pros EUA em 2015 e Europa nesse ano.

Mas a pergunta fica mais complicada quando se refere não só ao Joshi atual, e sim na história dessa "categoria" do Puroresu!

Pra isso, vamos voltar as origens da promoção, lá em 2011, quando ela fazia seus shows em Shinkiba 1stRING (ainda fazem seus shows lá): Assim como eu disse antes, na época era dividido em Seasons, e a Nanae Takahashi chegava como principal nome, tanto é que foi a primeira World of Stardom Champion da promoção e ficou com o cinturão por dois anos. Um nome bem badalado na época era da Yuzuki Aikawa. Ela estava fazendo sua passagem de modelo pra se tornar Pro-Wrestler. Ela foi um das principais nomes da Stardom. Foi a maior Wonder of Stardom Champion, e seu show de despedida foi o maior da história da promoção. Ela tem um programa mensal na SamuraiTV de entrevistas com as estrelas do "Estrelato", o Stardom Cafe (melhor programa)
Kairi Hojo dormindo 

Outro importantíssimo nome é o da Natsuki Taiyo. Ela foi uma das wrestlers mais talentosas do Joshi, sério, ela trouxe o High-Speed Title pra Stardom e foi a maior campeã desse cinturão. FOREVER HIGH SPEED! Hoje a Taiyo é Referee na SEAdLINNNG, promoção da Nanae Takahashi.


(ATENÇÃO, MOMENTO FÃBOY VINDO POR AÍ) Com tanto nome de peso na história, com tantas lutas e momentos sensacionais feitos, eu considero a Stardom a melhor promoção Joshi do século 2000. Ela conseguiu superar todas as dificuldades e a perda de grandes nomes no passado como Aikawa, Taiyo.... Ano passado perdemos a Nanae Takahashi (Criou sua promoção) e ACT Yasukawa (aposentou-se). 

O alcance da promoção chegou até ao evento do Kenta Kobashi, o Fortune Dream, levando a Kairi Hojo para lutar contra a Meiko Satomura.

Tudo que aconteceu no passado foi essencial para sucesso da promoção, seja coisas boas ou ruins. Foram apenas 5 anos, esperamos que dure bem muito, ela fez história em pouco tempo, e vai continuar fazendo. A STARDOM é única, é um ótimo trabalho dos promotores e das joshis. A STARDOM vai continuar o legado da AJW, que é formar mais joshis, fazer uma nova geração e ter o melhor do Wrestling Feminino mundial! É por isso que eu fiz esse manual, pra entender e entreter com a Stardom!

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Todos esses artigos deram trabalho, foi difícil, mas finalmente consegui terminar e estou satisfeito. Meu intuito não é de ser reconhecido ou algo do tipo, e sim divulgar e apresentar o que ELAS fazem naquele ringue. AQUILO merece ser reconhecido!

Pra terminar mesmo vou deixar uma das melhores lutas que já vi na Stardom: Arisa Nakajima vs Io Shirai! 

Enfim, essa foi a última edição do Manual da Stardom. Agradeço a todos que leram até aqui e que realmente se interessaram. Meu objetivo é crescer o Joshi no Brasil e fazer uma BOA fanbase. Desde já agradeço ao pessoal daqui do blog por me dar essa oportunidade. Esse foi meu último artigo do Manual da Stardom porque depois vou tirar um "hiato" do blog por motivos pessoais, mas isso não é uma despedida. Eu não vou sair, só vou ficar sem postar por tempo indeterminado, talvez em breve voltarei. Mais uma vez, obrigado. 
Recomendo lerem meus outros artigos, de preferência em ordem. Até mais!