Olha só... Isso aí, I'm back! Essa será a Season 2 do Joshizando, eu dei o nome de Joshi Alliance a nova temporada. Esse nome foi uma inspiração do Grupo do Facebook de mesmo nome.

Mudei o formato dos textos, que vai deixá-los melhores.

Vamos recomeçar o quadro com OZ Academy, here we go!


A OZ Academy é uma federação relativamente antiga, de 1998, tendo sua promotora a Mayumi Ozaki, que também luta. A OZ era uma stable heel, que era composta por wrestlers de promoções como JWP e GAEA. O estilo da federação é bem Old School do joshi, contando com matches cheias de interferências e objetos usados (principalmente se for uma luta que envolve a Ozaki Gun, mas eu vou falar disso depois). 

O roster da OZ Academy conta com várias freelancers, como Hikaru Shida, Hiroyo Matsumoto, Aoi Kizuki (ela virou freelancer recentemente) AKINO, Kagetsu (As duas últimas sendo da mesma stable, que vou falar sobre em breve) e mais. Também tem as de outras promoções, como a Arisa Nakajima (JWP), Tsukasa Fujimoto (Ice Ribbon), Yumi Ohka e Kaho Kobayashi (WAVE) entre outras joshis.

Antes de focar nas pro wrestlers, vamos falar sobre o formato da federação, o estilo, os títulos, assim como eu fiz no último texto (Season Finale)


COMO FUNCIONA A OZ ACADEMY? 

Assim como eu disse antes, o estilo da OZ é diferente de tudo que você que acompanhou na Season 1 do Joshizando, diferente da STARDOM, que foca até mais na individualidade, a OZ Academy foca numa divisão de stables, as famosas facções. Na OZ, há uma rivalidade entre duas: Ozaki Gun e MISSION K4. Eu vou falar sobre essa feud mais à frente. 

A federação conta com apenas dois títulos:

  1. OZ Openweight Title: Principal título da promoção, atualmente quem luta pelo cinturão está em alguma das duas principais Stables. Atual campeã é a Hiroyo Matsumoto. 
  2. OZ Tag Team Title: Assim como o nome sugere, esse é o cinturão de duplas da OZ, atualmente o título está com a Hikaru Shida e Syuri.


Hoje em dia a OZ não tem nenhum torneio, como a Stardom tem 5 STARGP sendo o principal ou WAVE tem o Catch The WAVE. Uma pena, imagina só um tournament no estilo G1 Climax com as joshis que a OZ tem... Seria muito bom. 


ROSTER

Ozaki Gun vs Mission K4


Assim como a STARDOM tem a Oedo-Tai como a facção heel, a OZ tem a Ozaki-Gun, que como o nome sugere, obviamente essa stable é da Ozaki. Ela, assim como a Oedo Tai na Stardom, vai se renovando, atualmente as integrantes são Mayumi Ozaki, Maya Yukihi, Yumi Ohka, POLICE, Mio Shirai e até há um pouco tempo, a Nakajima estava lá. 

Ozaki Gun



Seguindo a ordem de quem está em pé da esquerda para direita, vou falar um pouco sobre cada um(a) no que fizeram na OZ ACADEMY, o que fazem em outras promoções eu vou falar em próximos textos, pra não misturar. 

Primeiro temos o POLICE, o cara que mais atrapalha a Ozaki Gun que ajuda, sempre está com sua cadeira, e não existe match limpa da Ozaki~Gun quando esse rapaz está como manager. Aliás, não existe match limpa com Ozaki Gun, hahahah.

Em seguida temos a Yumi Ohka, ela é da Pro Wrestling WAVE, e fica junto com o POLICE nas lutas da Ozaki ou da Nakajima(Quando a última ainda estava na stable). Eu gosto de ver a Ohka lutar, ela atua bem como heel e seu finisher é bem efetivo.

A Yukihi, que é da Ice Ribbon, lutou contra a Ozaki no show do dia 14 de março, e depois disso ela turnou heel na OZ assim entrando pra stable. Ela tem personalidades distintas na OZ e na Ice Ribbon.
Yukihi levando uma cadeirada do POLICE.


A Arisa Nakajima -quem está segurando um papel- está na Ozaki GUN desde o ano passado, ela atuou como heel na OZ até a pouco tempo, depois saiu da stable, pois ela e Ozaki lutaram pelo título da JWP (Outra promoção que em breve vou fazer um texto), assim caindo por terra a aliança entre elas. Eu falo mais sobre ela em um próximo texto.

Por fim, de vermelho temos a Mio Shirai, a melhor referee que existe no mundo, logo atrás da Natsuki Taiyo. A Mio é irmã da Io Shirai, da Stardom, atualmente a Mio está aposentada e nas horas vagas é juíza na Ice Ribbon ou na OZ. Na Ice Ribbon é "Face", já na OZ  é "Heel". Ela é totalmente parcial nas lutas da facção, fazendo contagem rápida quando quer que sua aliada ganhe ou fazendo contagem devagar quando quem está sofrendo o pin é alguém do grupo. A Mio foi uma das minhas preferidas no Joshi, ela certamente faz muita falta lutando. 

Agora indo pra baixo, a Ozaki é a melhor heel da atualidade no Joshi, mesmo tendo 900 anos de idade e 700 de carreira, brincadeiras a parte, ela consegue manter sua qualidade in ring, claro, respeitando as limitações da idade. Ela é tão heel que é a que mais odeio(e ao mesmo tempo a amo), porém eu reconheço que ela é uma grande lenda no Joshi.

A próxima se chama Mika Nishio, raramente aparece, mas ela aposentou beeeem recentemente. 

E por último e não menos importante.... Tsukasa Fujimoto (Tsukka). Na verdade, a Tsukka nem entrou direito pra Ozaki Gun, ela só estava lá por causa da Nakajima, ambas formam uma das melhores duplas do joshi atual, Best Friends. 


O grupo anti-Ozaki Gun se chama MISSION K4, formado por Kaho Kobayashi, Kagetsu, AKINO e Sonoko Kato.


Indo de esquerda para direita, temos a Sonoko Kato, foi campeã da OZ Academy por um bom tempo, e ela é uma das veteranas no roster da promoção. É uma das minhas preferidas da geração 90' e 2000'.

Depois temos a Kagetsu e AKINO respectivamente, ambas são freelancers, e uma coisa interessante é que a AKINO lutou contra a Sonoko Kato, pelo Open Title. Kagetsu se tornou champion na Stardom.

Voltando ao OZ Academy, por último temos a Kaho Kobayashi que é a mais nova na luta livre entre as K4, e ela tem muito a evoluir. Está no caminho certo. É uma das minhas preferidas, em outro texto eu falo mais dela.


A feud das duas stables é o que move a OZ, toda vez que um membro da facção X luta contra um membro da facção Y, sempre teremos as famosas TRETAS e CENAS LAMENTÁVEIS. 


Agora saindo das duas stables, vamos ver o resto do roster da OZ:
Eu citei alguns nomes de joshis no texto que fiz sobre a Stardom, agora vou falar um pouco sobre elas.

Hiroyo Matsumoto

A primeira que vou falar é sobre a Hiroyo Matsumoto, ela é freelancer, ou seja, independente. Já atuou em diversas promoções do Japão como WAVE, STARDOM, e lógico, OZ, entre outros. Além disso ela também luta nos Estados Unidos. Já foi campeã de Trios da Stardom, junto com a Evie e Kellie Skater, mas perderam o título contra o "Trio Elite" da Stardom. Matsumoto usa muito bem sua força a seu favor, sendo uma das "Free" mas dominantes do Joshi. Ela é a atual OZ Academy Open Champion!


Outra que também free é a Aoi Kizuki que antes de se tornar independente, lutava na Ice Ribbon. Ela já atuou na Sendai e WAVE também. Não ocorreu quase nenhuma mudança na sua personagem, pra mim continua meio tosco, mas eu gosto dela. Assim como a Yukihi, a Kizuki teve que lutar contra a Ozaki e sofrer nas mãos do POLICE.

Aoi Kizuki
Kaori Yoneyama

Também temos a Kaori Yoneyama, que atua em 73782829 promoções. Conheci ela logicamente pela Stardom, e confesso que eu não gostei das matches dela. Simplesmente nos últimos anos a maioria das lutas dela na Stardom são chatas. Fora do "Estrelato" a coisa é diferente, eu realmente prefiro 100x ela lutando na OZ Academy que no "Estrelato".

Também temos outras lendas como Aja Kong, Dynamite Kansai (Ela anunciou que vai se aposentar no final do ano), a própria Ozaki e mais.



Hikaru Shida
Por último e não menos importante, eu deixei por último por ser a minha preferida em todo Pro-Wrestling, seja masculino ou feminino, quem me conhece sabe que estou falando da Hikaru Shida. Ela sem dúvida é uma das melhores da atualidade no ringue. O único problema dela é que... Bem.... A Gimmick dela é meio.... Sexista? Talvez, vou explicar melhor: Ela tem uma gimmick de POPOZUDA. Não entendeu ainda? Então olhe essa imagem:
O famoso Shida's Pose

Err.... Entendeu agora? Se não ficou claro, vou explicar de maneira seca: Ela meio que ostenta sua bunda, fazendo poses como essa da foto nas lutas... Eu dei o nome da pose como Shida's Pose. Aquilo serve tanto pra ostentar o traseiro como pra divulgação (apelativa) de algum evento. Porém ela nem sempre teve esse personagem, nos primórdios de sua carreira, ela era mais normal assim como as outras. Servia muito bem de saco de pancadas.

A Hikaru Shida leva sua bund....KENDO STICK para todo lugar, onde usa nas horas que precisa. Também tem boa variedade de moves com o Knee, e faz um GTS melhor que o KENTA (Hideo Itami) e CM PUNK.

Com gimmick narcisista ou não, a Shida se destaca por onde ela passa. Seja nos EUA, Europa e claro, no Japão. Ela já lutou em várias promoções de puroresu, além disso ela atua no Makai, que é um show que acontece em Shinkiba 1stRING, onde mescla o Pro Wrestling com o teatro e música. Lá é o ÚNICO local onde ela quebra a Kayfabe, pois interpreta uma personagem totalmente diferente da Shida que conhecemos. Atualmente a Shida é OZ Tag Team Champion com a Syuri (em próximos textos falo dela)

Hikaru Shida atuando no Makai


OPINIÃO: OZ Academy é uma das promoções relativamente antigas que mantém seu estilo e qualidade durante anos, ao contrário da JWP, por exemplo que caiu muito de qualidade nos últimos anos. A OZ conta com um roster muito bom, com as melhores freelancers do Japão lutando lá. É impossível não amar a OZ!

Eu não tenho muita crítica a fazer com a OZ, o que eu não gosto é do Delay entre o Evento e a transmissão dele no GaoraTV. Outra coisa que por causa da feud das stables, fica meio que "chato" ver luta da Ozaki Gun sendo que o POLICE sempre vai interferir pra ajudar a OZ-Gun.

Com todas essas informações, chego na conclusão que OZ está no meu TOP 3 de melhores promoções Joshi, senão A MELHOR! 

Depois de um longo texto, espero que você já esteja por dentro da OZ Academy, hein!? Eaí, tá esperando o quê para começar a acompanhar? 

Agora vou deixar uma match até recente, Mio Shirai vs Mayumi Ozaki, essa foi a última match da Mio na OZ.




Fiquem espertos, o próximo artigo vai ser sobre.....



Fiquem no aguardo. E até a próxima!