O Joshi Puroresu é a minha coisa preferida em todo Pro-Wrestling, passo horas e horas das minhas semanas lendo matérias, resultados, notícias e claro, assistindo ao Puroresu feminino. Mas... O Joshi não é tão surreal quanto muitos pensam, hoje eu vou tratar do lado que eu não gosto dele. Esse texto é totalmente minha opinião. Here we go!

Literalmente uma cinranda em volta da Kana (Asuka) na sua despedida da REINA.


Como sempre, esse será um texto mais opinativo, pois o novo fomato do quadro é: Uma semana um artigo do intuito principal do Joshizando, e outra semana um texto mais opinativo sobre algo que acontece. Uma semana um mais trabalhoso, noutra um mais "fácil" de escrever. Enfim, sem enrolação vamos ao ponto.

Conheça a fúria de Kairi Hojo.


Uma das coisas que eu vejo de vez em quando nos grupos é alguns confudirem a Stardom com a NJPW.... A New Japan NÃO tem divisão feminina! Apesar da Stardom se assemelhar muito a NJPW (Disso eu falo mais a frente), elas não tem nenhuma parceria. Pior que isso é chamar todas as promoções joshis de Stardom. Mas isso nem vou levar em conta, já que ninguém é obrigado a saber. (Mas não custa nada pesquisar né)

Ainda bem que as Big Leagues japonesas não tem divisão feminina, pois elas não teriam o mesmo espaço que tem, no máximo seria uma luta por show no começo do card (ou não). O que faz o joshi ser atraente é que elas tem suas próprias promoções. A DDT por exemplo tem a Tokyo Joshi Pro, e a Wrestle-1 faz algumas matches de exibição com Joshis, assim como a BJW. Essas são as principais empresas masculinas que tem "divisão" feminina no Japão. 

Kana (Asuka)


A Kana (Asuka) talvez seja a principal pessoa que leva o Joshi para o mundo, por estar na maior empresa de ~Pro-Wrestling~ e muitas pessoas por verem ela, acham que todas as japonesas são tão "Stiff" quanto. É um exagero falar que todas as japonesas lutam bem só por ver a Asuka lutar. Ok, ela é o principal nome, pra quem não assiste o Joshi, se ver a Asuka vai pensar que tudo no Wrestling japones feminino é mil maravilhas.... Infelizmente está longe disso.

Eu vou usar a Asuka, já que é a mais conhecida, como exemplo para comparar com as outras japonesas.


Posso citar varias pessoas que não tem 1% do talento que a Asuka tem, mas aí depende de como vai ser usada. A Haruka Kato, por exemplo, é horrível in ring, tem mais de três anos lutando, enquanto uma iniciante já ta bem melhor, ela será rookie pra sempre. As lutas da Miyako Matsumoto são deploraveis, mas isso tem uma explicação: Ela só é usada pro alívio cômico mesmo. Indo ao quesito Stiff, existem muita gente que é bem melhor nesse quesito que a Asuka, posso citar a Meiko Satomura, mas é sacanagem comparar com uma lenda, então vou citar Syuri (Ok, a Kana tem mais porte físico que ela, mas ta valendo) e a Rina Yamashita. Outra coisa que muitos falam na Kana é da agilidade, bem... A Natsuki Taiyo é uma das joshis mais rápidas que já vi na minha vida. Posso citar pessoas horríveis nesse quesito como a própria Miyako Matsumoto. A Asuka é muito boa nas submissões e na técnica, acho que existem poucas tão boas quanto ela. Posso citar a Syuri de novo, mas nem todo mundo no Japão tem técnica. Longe disso, pra ser sincero, eu nem sei qual é o estilo predominante no Joshi porque algumas matches são baseadas em elbow drop + o espírito de luta que a maioria tem (Nunca desistir).

Arisa Nakajima depois de vencer o JWP Openweight Title.


O carisma da Kana no NXT não é tããão interessante comparado a quando ela estava no Joshi, até porque ela é japonesa e no Japão com certeza se sente mais a vontade com o público e o ambiente, mas com o tempo ela se acostuma. Nesse quesito posso citar muitas melhores que a Kana, como a Io Shirai, Kairi Hojo, Mayu Iwatani etc. Mas também tem outras que tem 0 carisma, como a Yoshiko.


Enfim, essas comparações todas foram pra mostrar que nem todo mundo no Joshi é como as pessoas pensam, nem todas as lutas do Joshi são boas e nem todo mundo é ótimo como a Kana. Mas também ela não é única. 

Yuzuki Aikawa

O nível do Joshi é dividido. Enquanto temos ótimas pessoas lutando, temos outras que não são tão boas assim. Enquanto temos ótimas lutas, temos um booking bem a desejar. Mas isso vai depender de qual empresa eu vou julgar. Eu não posso reclamar da WWE por ter match ruim, sendo que se eu assistisse eu teria total noção que o foco deles é o entretenimento e não o PW. Mesma coisa com o Joshi, o foco na Ice Ribbon é entretenimento, a OZ Academy, Sendai Girls e outras comandadas por lendas o foco é o Wrestling. Já a Stardom é uma mistura dos dois tipos. Não podemos esperar muito quando vemos nomes da Miyako Matsumoto, Haruka Kato e outras aí em determinado card.

O Joshi não é perfeito. Tem muita coisa que poderia melhorar, claro, temos que lembrar do foco de cada promoção. Vocês reclamam do Roman Reings, mas pelo menos ele luta na WWE e defende seu título lá, já Santana Garrett desaparece do Japão e volta mais overrated que nunca.

No Joshi existem algumas que são bem whos no próprio Japão, mas fora dele é tratado como estrela. Um exemplo é da Makoto que era underrated no Japão, e quando vai pra alguma empresa fora dos EUA é uma estrela internacional. Espero que com ela champ agora da REINA, deixe de ser underrated. Isso eu vou falar mais próxima semana, no Manual da REINA.

Ok, esse texto basicamente falei minha opinião sobre o cenário do Joshi atual. Resumindo: O Joshi É BOM, mas não tanto assim. vale apena assistir.


Apesar de tuuudo isso, eu amo o Joshi e acho ela o melhor PW feminino que existe.

Asuka (Kana) na sua última luta na REINA.


Enfim, esse foi o artigo de hoje. Mais opinativo, próxima semana teremos a volta do Joshi Alliance, fiquem no aguardo. Até a próxima semana!