Depois de muito tempo fora, o "Joshizando" voltou! Hoje vou falar sobre a federação mais velha que está em atividade no Joshi: a Japan Women Project! Então, sem enrolação, here we go!



A JWP foi a primeira promoção que comecei a acompanhar, no final de 2014. Naquela época eu me impressionava com as matches da Leon, Bolshoi, Nakajima e da Kana. Como eu disse antes, a JWP é a federação mais velha do Joshi Puroresu, desde 1992 na ativa. O foco dela continua o mesmo desde sua criação: Pro Wrestling. A promoção costuma fazer shows que ajudam de certa forma na comunidade.

COMO FUNCIONA A JWP?


A JWP faz shows frequentemente, normalmente aos domingos. Os shows da JWP não dão tanto publico como os da Stardom, pois eles fazem seus eventos normalmente em arenas que não tem capacidade pra muito publico. Nos últimos anos a JWP teve uma decaída, tanto em público como em produto. Eu realmente não sou um grande fã da JWP, desde que a Ray se afastou, Kayoko Haruyama se aposentou e a Kana foi pra WWE, eu perdi um pouco meu interesse na promoção, mas mesmo assim, eu continuo assistindo. 

Os títulos ativos da JWP são:

  1. JWP Openweight Title: Esse foi o principal cinturão da promoção, que atualmente está com a Hanako Nakamori. Esse título já passou por várias lendas do Joshi ao longo dos anos, normalmente as veteranas que lutam por ele.
  2. JWP & Daily Sports Tag Team Titles: Esses dois títulos atualmente estão unificados, são os títulos de dupla da JWP. Atualmente as campeãs são as Best Friends: Command Bolshoi e Leon.
  3. JWP Junior & Princess of Pro-Wrestling (POP) Title: Esses títulos são para as novatas,  mas a ultima match por esse title foi ano passado.
O único torneio que a JWP tem é o Tag Team League. As vencedoras desse torneio tem uma chance de enfrentar as campeãs de dupla.

ROSTER


A JWP tem um roster composto por wrestlers que já fazem parte da promoção e por freelancers também. Vamos conhecer elas agora!


Vou começar falando sobre a Command Bolshoi. Ela a mais veterana da JWP, estando na promoção desde seu começo. Sua marca é a máscara com um nariz de palhaço. Ela é a pessoa por trás da promoção, sendo a promotora. Ano passado ela perdeu o JWP Openweight Title para a Mayumi Ozaki.



A próxima também é mascarada: Leon. Ela foi a minha primeira joshi favorita desde que comecei a ver o Joshi junto com a Ray. A Leon é uma das mais veteranas da JWP, atualmente ela está lesionada, mas em breve estará de volta. Eu gosto muito do estilo de luta dela, usa submissões frequentemente e moves rápidos.





Continuando com as mascaradas, temos a Ray. Ela não faz parte do roster da JWP, mas eu quis falar dela aqui. Ela fazia tag team com a Leon há um tempo atrás. Ela também faz parte da nova FMW. A Tag Team Leon/Ray foi minha primeira dupla favorita no Joshi. A Ray infelizmente não está lutando, pois ela foi diagnosticada com um câncer no cérebro. Esse tumor estava em estágio 3, e não tem como operar. A noticia pegou a todos de surpresa, a A JWP fez eventos em homenagem a ela, os JWP Ray AID. Ela foi a primeira mulher no Pro-Wrestling a fazer um shooting star press da top rope.




Depois temos a dupla WANTED'14: Rydeen Hagane e KAZUKI (Respectivamente na foto). A KAZUKI é a mais veterana nessa dupla, a Hagane tem recebendo um certo destaque ultimamente, sendo a atual JWP Junior e POP Champion, ela já lutou contra a Nakajima pelo JWP Open Title, mas perdeu. A WANTED'14 é a atual 1# contender ao JWP & Daily Sports Tag Team Title.


A Nanako Nakamori ganhou um bom destaque no Catch the WAVE desse ano, se classificando até às quartas de final. Ela, na minha opinião, é uma das melhores nesse roster, suas matches são boas, com variedades de kicks e moves fortes.





E por último, e uma das principais da JWP: Arisa Nakajima. Arisa Nakajima é uma das melhores do joshi, fazendo sempre grande matches, seja singles ou tag teams. A Nakajima foi quatro vezes JWP Open Champion e ela saiu da JWP pra lutar na SEAdLINNNG.

O estilo de luta da Nakajima é meio técnico + brawler. Ela é a verdadeira criadora do Suplex City. Raramente usa Kicks no seu move-set. A Nakajima é uma das melhores da geração 2.000 e é a atual Ace da JWP.

Além dessas que citei, a JWP tem mais gente no roster, mas se eu for falar todo mundo o texto vai ficar mais grande que já está. Por isso, citei as principais. Como a JWP é uma empresa antiga, também vou falar sobre alguns nomes que fizeram parte da sua grande história. Here we go!

Uma das que se aposentaram recentemente foi a Kayoko Haruyama, ela passou a carreira praticamente toda na JWP, onde ganhou vários titles, tanto singles tanto como tag teams. Ela usava um move-set  forte e bem efetivo. Uma verdadeira powerhouse que protagonizou grandes matches. Ela foi a mentora da Kaori Yoneyama, a próxima que vou falar sobre.





A Kaori Yoneyama está sempre em atividade, lutando em várias promoções pelo Japão todas as semanas. Ela é incansável e uma boa wrestler. Na Stardom ela só aparece nas opening matches com as Rookies, na OZ Academy ela é Tag Team Champion. Acredite, ela é bem melhor do que ela mostra na Stardom. Atualmente ela é freelancer, mas passou grande parte da carreira na JWP, ganhando vários títulos durante sua passagem. Uma das coisas que não é muito conhecida sobre ela, é que ela quase ia se aposentando. Ehhh... deixa eu explicar: Ela tinha anunciado sua aposentadoria, fez todo Retirement Road, que incluía matches nos Estados Unidos também. Mas no dia de sua aposentadoria, ela simplesmente se arrependeu de se aposentar, e na hora de tocar os Bells 10 vezes, ela interrompeu e disse que não queria se aposentar.



Outra que fez parte da história da JWP foi a Dynamite Kansai, que recentemente anunciou que vai se aposentar no final do ano. Realmente vai fazer falta, foi uma grande wrestler, e mesmo tendo mais de 40 anos, ainda faz grandes matches. Ela hoje luta em várias promoções, principalmente na OZ Academy. 





E por último, mas não menos importante, Mayumi Ozaki, que atualmente tem sua própria promoção, a OZ Academy. Ela foi uma das principais wrestlers nos anos 90' do Joshi e é uma das melhores heels que já vi. É líder da Ozaki~Gun (Eu falei dessa stable no texto sobre a OZ). Ela venceu o JWP Open Title ano passado com ajuda da sua stable, e logo mais tarde perdeu o título para Arisa Nakajima em uma verdadeira Korakuen Hall Brawl. A Ozaki é conhecida pelo seu estilo meio hardcore de luta. Ela tem quatro "Five-Stars Matches", todas elas sendo lutas de tag teams. A minha preferida foi Kyoko & Takako Inoue vs. Cutie Suzuki & Ozaki no AJW DreamSlam 1. Essa talvez foi a melhor tag team match que já vi em toda minha vida.

A Ozaki passou boa parte da carreira lutando na JWP, mas depois ela saiu pra criar sua promoção. OZ Academy antes era o nome de seu grupo. 

Além dessas que falei, temos muitas, mas MUITAS MESMO que fizeram parte da história da JWP, se eu for citar todas, o texto fica gigante.

CONCLUSÃO


A JWP, como eu disse no começo, foi a primeira promoção de Joshi que comecei a acompanhar, mas depois perdi um pouco o interesse, pois na minha opinião, o produto não era tão bom quanto uma Stardom por exemplo. Mas meu interesse voltou logo depois da Ozaki vencer o título. Esse ano acredito que a JWP melhorou em relação ao ano passado, e isso é bom. A promoção de longe não é a minha favorita, mas se não fosse por ela, eu nem estaria escrevendo esse texto, pois foi a JWP que me abriu as portas para o Joshi. Ela já teve anos melhores, matches melhores e um produto melhor. Mas ainda vale a pena acompanhar.

Com isso, atualmente a JWP está OK, nem ótima, nem ruim, mas OK.

Pois bem, esse foi o artigo de hoje, espero que tenham gostado e conhecido um pouco sobre essa promoção. Nos vemos na próximo Joshizando!