Olá a todos os leitores da Pro Wrestling & Friends, como vocês já devem ter visto no próprio blog, meu nickname será "Emerald Fã". Sim, legal, mas qual é a necessidade dessa informação? Existe um motivo bem simples, apresentações. Gosto muito de apresentações, com elas você tira suas primeiras impressões de algo, assim como vocês tiraram suas primeiras impressões da minha pessoa como escritor nesse primeiro parágrafo, nós tiramos nossas próprias conclusões e impressões de tudo a nossa volta. Essa impressões podem ser tanto negativas, quanto positivas e quando se são positivas tudo facilita para algo muito bom acontecer. Tão bom quanto o Pro Wrestling

                                                 

Tempos de circo 


Vamos viajar para uma época bem remota da que nós conhecemos atualmente, uma época onde não tínhamos TV e muito menos internet, uma época onde os Estados Unidos da America tinham acabado de sair de uma guerra civil e por mais tenso que foram os momentos anteriores, os Estados Unidos ficaram um longo período de paz e se mantiveram realmente unidos. Isso possibilitou um novo tipo de espetáculo e mais tarde um novo tipo de mercado. Eram as caravanas de circos, algo que se popularizou muito no fim do século 19, unica forma realmente grande de entretenimento em grande escala era o Radio e os Circos, e as caravanas cirquenses como única forma audiovisual de espetáculo dessas duas. Mas o sucesso era óbvio, o produto apresentado pelo circo era acessível a todo família, enquanto as crianças ficavam entretidas com o palhaços e malabares, os adultos se divertiam com os truques que arriscavam a vida e a morte dos domadores de leões e dos mágicos ilusionistas. E nesse meio de grandes atrações, uma pequenina e tímida atração que servia só como preparativo para o show começava a ganhar espaço. Era um estilo de luta de solo, onde grandes e fortes lutadores se digladiavam e somente um sairia como vencedor, sem ter teus ombros colados a lona e sofrer uma contagem de 3. E com os homens da família já cansados dos palhaços e com enorme nível de stress e nervosismo causado pelo trabalho e problemas de manter uma família, se entregava a esse tipo de produto,  alguns mais espertos, já acompanhavam à alguns dias o circo e começaram a apostar confiantemente em seus wrestlers preferidos, afim de conseguir tirar proveito disso, e por mais pequeno que pareça, foi nesse exato momento onde o pro wrestling deixou de ser só uma brincadeira e uma pequena atração em circo, para virar um negócio, um mercado e uma indústria.

 Esse promotores de circos perceberam o dinheiro que estava rolando nessas apotas, quantias até altas, então decidiram manipular resultados, para o agrado da maioria do publico e também agrado para os bolsos deles. Esse modo de manipulação foi popularmente chamado entre promotores de "Kayfabe". Junto com a kayfabe, começaram também os "hooks" pequenos atos ilegais que ocorriam no decorrer da luta, para distinguir personagens "heels e faces". Como essa atração estava ficando bem complexa ao decorrer do tempo (e também muito popular) foi divido em 3 funções para organizar como seria o produto: os "impresarios", "carniers" e "branstormers"

- Impresarios: faziam algo parecido com o que os bookers fazem atualmente, decidiam quem ganharia, para o aumento de fama e seria interessante para as apostas e fãs.

- Carniers: seriam os wrestlers que viajariam junto com as caravanas de circo.

- Branstormers: ajudariam o preparo geral para esse show, providenciariam o tablado, toalhas, roupas e etc. Um fato interessante é que como não havia muito profissionalismo, muitas vezes os Carniers, decidiam que não queriam perder e acabavam começando uma briga real dentro do ringue e os branstormers eram os encarregados de separa-las.

Frank Gotch

                                                 



Frank Gotch foi o homem que popularizou o Professional Wrestling nos Estados Unidos, com seu ar de patriotismo desafiando todos, ganhou muita popularidade. Gotch só engrenou realmente quando foi "adotado" e treinado pelo ex campeão americano "Farmer" Matt Burns, esse que já era extremamente conhecido. Após uma sequência de vitórias acompanhado de seu treinador Frank Gotch ganha finalmente o título americano, ainda não satisfeito, Gotch desafia o campeão invicto Georg Hackenschmidtm esse que o ignora durante anos. Porém após 4 anos Georg aceita o desafio e em uma match extremamente longa Frank Gotch se torna o novo campeão mundial e um ícone para o Wrestling Profissional. 

                                     

Após a tão enorme ascensão de Frank Gotch, iremos passar pra um novo capítulo na história do pro wrestling americano: A expansão ou a Gold Dust Trio Era. Porém, ficaremos por aqui caros leitores, espero que tenham aproveitado a leitura e peço que acompanhem o resto dessa nossa saga.

Até a próxima.