Fala galera, estou aqui pra com muita alegria introduzir o lendário Mitsuharu Misawa, um dos maiores e melhores wrestlers da história, um wrestler com o status de divindade no Japão, um diamante na história do Pro Wrestling, um fato interessante sobre o mesmo é que ele é o recordista em 5 stars ranqueadas pelo Dave Meltzer e sua equipe no Wrestling Observer Newsletter, sendo assim um mestre na psicologia e em intensidade, um dos maiores nomes do estilo Strong Style e do King's Road na história, um mestre em passar emoção.

O Treinamento-A Lenda Continua

Misawa antes de chegar no Pro Wrestling foi um lutador de Amateur Wrestling incrivel,chegando a ficar em quinto no Mundial de 1980 na categoria juniores, todo esse talento chamou a atenção de Giant Baba, dono da AJPW que resolveu o contratar como Young Lion, como Mitsuharu sempre foi apaixonado por wrestling quis até largar os estudos mas Jumbo Tsuruta(que iria se tornar um de seus mestres e rivais) o convenceu a conciliar ambos, além de Jumbo Misawa foi treinado por Giant Baba, Dory Funk Jr. e The Destroyer, em um dos melhores dojos da história do Professional Wrestling. Misawa estreou em 1981 mas não teve espaço então foi mandado treinar na EMLL, lá ele foi chamado de Kamikaze Misawa, agora vou precisar abrir um parênteses e falar sobre a situação do Tiger Mask, Sayama(Tiger Mask original) havia resolvido largar o Pro Wrestling e com isso a gimmick de Tiger Mask, a NJPW parou de pagar os direitos ao criador pra usar o personagem, então a AJPW resolveu pegar o prestígio que a máscara e comprar os direitos, mas onde entra o Misawa nessa história?Ele foi o escolhido para o lendário manto, e embora a expectativa estivesse gigante Mitsuharu cumpriu ela, do seu tempo como Tiger Mask vale destacar suas feuds com Dyanmite Kid, Black Tiger I e outros oponentes clássicos do Tiger Mask I, seu reinado como NWA International Junior Heavyweight Championship e sua primeira 5 star match contra Kuniaki Kobayashi que pode ser vista aqui

A Ascenção-A Busca de Identidade

Em 1987, os bookers da AJPW ficaram com uma dúvida, Misawa deveria deixar de ser junior para virar heavyweight? Essa dúvida não era por questionarem se Misawa estava pronto ou não, ele com certeza estava, mas seu papel como Tiger Mask era feito tão bem que os bookers não sabiam se deveriam arriscar e tirar a máscara dele, no fim resolveram ir pelo caminho mais ousado, e a ousadia compensou e muito, Mitsuharu conseguiu se achar sem a máscara como jamais tinha conseguido com ela, ele parecia preso ao manto, limitado a ele, mas quando a oportunidade foi dada ele voou com as próprias asas e muito alto, em um segmento muito emocionante Tiger Mask II virou Mitsuharu Misawa em 1990, após alguns anos apagados Misawa já começou a mostrar pro que veio em 1989 em uma ótima luta contra Ricky Steamboat ainda como Tiger Mask, e ainda mais depois em sua segunda 5 star match contra Jumbo Tsuruta(confira aqui), após essa luta contra um dos pioneiros do King's Road Misawa usou desse estilo e se tornou um mestre nele, após essa luta Mitsuharu virou uma estrela e nunca mais deixou esse cargo, se tornando mais a frente uma lenda, uma divindade do PW, algo transcedental.

 O Auge-O Rei do King's Road

Antes de falarmos do auge da carreira do Misawa vamos falar sobre o King's Road, como o próprio nome diz é a ''estrada para se tornar um rei'', é um estilo de luta que consiste na construção e no espírito lutador japonês, nunca desistir e aguentar muita porrada, enfim, agora vamos pras lutas, eu tentarei resumir os anos 90 espetaculares do Misawa, além da luta que o lançou contra o Tsuruta vale dar destaque a luta contra o lendário gaijin Stan Hansen (confira aqui), que lhe rendeu o primeiro Triple Crown Championship de sua carreira, outra luta que recomendo muito(alias é uma das melhores da história pra mim, o auge do King's Road,e a luta mais intensa que já vi) é a luta dele vs Toshiaki Kawada(assista aqui), com essa feud contra Kawada ele conseguiu render muitas 5 stars, sempre que se encontravam saia faísca, sendo uma das feuds mais memoráveis da sua carreira, outra rivalidade incrível e que também rendeu muitas 5 star matches foi contra Kenta Kobashi, se extendendo até a NOAH, dou destaque para essa luta aqui. Com certeza Mitsuharu fez um nome gigantesco pela AJPW e era um dos preferidos do seu mestre e presidente da empresa, Giant Baba, que disse ''antes de morrer eu só gostaria de ver Misawa vs Kawada mais uma vez'', e ele chegou a ver, mas faleceu 7 dias depois, em 1999, deixando a companhia para sua mulher Motoko Baba e nomeando presidente Mitsuharu o presidente dela em seu testamento, porém em maio de 2000 o mesmo teve sua posição removida de presidente pela mulher de seu ex-tutor, com isso Misawa resolveu sair da empresa e fundar a sua própria, a NOAH, assims e encaminhando pra fase final de sua carreira.

Fase Final-A Arca do Strong Style

Dessa vez como promoter Misawa tinha um novo desafio, uma promoção com uma nova proposta, manter o strong style vivo não importa o quanto a indústria mude(até mesmo hoje após a sua morte isso é mantido), com isso ele levou vários amigos seus da AJPW até ela, como Kenta Kobashi, Jun Akyiama, entre outros, essa companhia também ajudou a formar talentos que hoje são grandes nomes como KENTA Kobayashi(Hideo Itami),Naomichi Marufuji e Go Shiozaki, hoje sendo uma empresa que consegue muito bem misturar modernismo com strong style, a NOAH já chegou a ser a maior empresa do Japão mas teve uma queda no público desde a morte do fundador, vale ressaltar também que Mitsuharu não foi apenas dono da empresa mas lutou muito nela, fazendo a que pra mim é a melhor match da empresa contra Kenta Kobashi (link aqui), Misawa foi um gênio no Pro Wrestling, lutando ou gerenciando ele sempre foi uma das esmeraldas mais brilhantes na história do nosso esporte.

A Morte de uma Lenda-A Carta do Rival

 

Em 2009 Misawa faleceu dentro do ringue após um backdrop suplex de Akitoshi Saito, ele já vinha com lesões na cabeça e esse botch acabou sendo fatal, Misawa literalmente doou seu corpo ao esporte até o limite, ele deixou um país inteiro em luto e todos os fãs da arte também, realmente uma lenda que perdeu a vida mas que viverá pra sempre em forma do seu legado, agora passarei uma declaração do seu rival e da também lenda do Professional Wrestling Chavo Guerrero Sr.:
"Eu estou tão triste e não consigo acreditar na infelicidade do falecimento do meu irmão Mitsuharu Misawa, eu sempre amei lutar contra ele, como Misawa ou Tiger Mask, ele sempre me deu um combate digno,além disso foi meu amigo,meu irmão, meu maior rival, eu sentirei tanta falta dele quanto todo o mundo do PW, eu voto honramente e ficaria honrado de ter Misawa no Chavo Guerrero Hall of Fame, por favor levem em consideração que eu também estou em choque embora eu venha aprendendo a suportar perdas com o tempo, MISAWA!MISAWA!MISAWA!Você viverá pra sempre em mim e no coração de cada fã de wrestling, diga olá ao meu pai Gory e meu irmão Eddie, agora você pode lutar sem dor, eu te amo Misawa, do seu irmão e fã, Chavo Guerrero''
Espero que tenham gostado e até a próxima galera.