Olá pessoal, não serei tão longo em minhas palavras, pois sou terrível em apresentações. Mas o que tenho a dizer é que estou muito feliz de fazer parte deste blog e claro, dessa equipe maravilhosa. Esperamos não só escrever crônicas, mas formalizar um bom ambiente onde todos poderão conversar sobre o que tanto gostamos, que é o PW. 


Há 11 meses, Roman Reigns ganhou o Royal Rumble na Filadélfia e foi fortemente vaiado pela enorme maioria. Agora, Na RAW, dia 14 de dezembro, Reigns sagrou-se WWE World Champion pela segunda vez. Detalhe, na mesma cidade e o principal, com o público a favor. Claro, a maioria irá dizer que o público de PPV e RAW são diferentes, mas são o mesmo povo que horas antes estavam a dizer que Reigns teve apenas um breve lampejo de apoio no final do TLC, e na RAW, por ser em Filadélfia, ele teria o mesmo recebimento de sempre. Nada agradará a todos. Isso é normal. 


Poderia dizer que desde a fatídica Royal Rumble muita coisa mudou, mas sabem tanto quanto eu que este não foi o caso. Pelo contrário, Reigns e sua situação só piorava a medida em que os fãs já estavam a se perguntar qual a dificuldade de Vince admitir que falhou. Ora bolas, não seria a primeira vez e nem será a última que a WWE falha ao tentar lançar uma estrela. Pois se há algo em que são terríveis, é em lançar uma estrela conforme os seus próprios interesses. 


Se os fãs começam a investir num determinado lutador, de maneira surpreendente e até única, Vince consegue os arrasar. É assim com quase todos. Na sua visão, todo face têm de ter a mesma personalidade.  


Essa é a verdade. A WWE mata tudo aquilo que levou os fãs a adorarem um lutador. Ela costuma os diz a quem torcer, não o porquê torcer. 


E esse foi o maior problema de Roman Reigns. Uma falta de motivo para suscitar o apoio do público. Após o fim da Shield, ele estava a ser tratado como uma estrela de topo e enquanto seus ex-irmãos do Shield continuavam a travar uma ótima rivalidade, ele parece ter esquecido isso. Este veio a sofrer uma lesão, o que culminou em boa parte da rage que veio a sofrer nos meses seguintes. Uma vez que mesmo sem grande participação a solo no ano, ele conquistou o prêmio de “Superstar of the Year”, e antes mesmo de regressar, todos já sabiam de sua vitória na Royal Rumble meses antes do evento acontecer, e como a WWE é uma expert em piorar tudo, regressou mais cedo do que deveria o Daniel Bryan. Sim, o baixinho que só não é mais over que o Stone Cold. Este não só regressou como prometeu sair vitorioso da Rumble, e os fãs criaram a ilusão de que isto aconteceria. Sim, pode piorar. No dia 25 de janeiro a WWE realizou uma das piores Royal Rumble Matches que uma vez vi. O booking foi desastroso. Era algo tão simples de se fazer que os fãs ficam a se perguntar qual a idade mental de Vince e seus criativos. Qual a lógica de Bryan ir ao ringue antes do Reigns, sendo que era o último que deveria ganhar o apoio dos fãs? Qual a lógica de eliminar o Bryan segundos após este entrar no ringue? Qual a lógica de eliminar cada grande ameaça de uma maneira tosca, como aconteceu com Ambrose e Ziggler? Por quê não deixar as duas figuras (Reigns e Bryan) cara a cara no mesmo ringue naquela noite? Porquê? Bem, acredito que os chants de “We want Rusev” responde... Sim, os americanos chegaram a tal ponto de desespero que resolveram apoiar um Russo.

Na Shield, eu costumava dizer que somente uma catástrofe causaria um insucesso de Roman Reigns como top face, mas o que eu havia me esquecido, é que estava a falar da WWE. O gajo foi do céu ao inferno em questão de meses.


Como citei no parágrafo acima. Para Vince, todo face têm de ter a mesma personalidade, nem que para isso ele mate tudo aquilo que levou os fãs a investir neste lutador.

Reigns já não era aquele gajo antipático que os fãs adoravam ver soltar spears em geral. Reigns agora era uma terrível versão do seu primo The Rock, e do nome da década na empresa, John Cena. É justo dizer que na PG Era e num show de três horas, seja necessário promos mais longas. Mas não é o caso com o Reigns. Os fãs não começaram a investir nele pelo o que falava. Os fãs investiram nele porque seus atos representavam a destruição, uma agressividade que faltava no produto. Falta a WWE trabalhar encima nas qualidades de seus lutadores e não nos seus interesses. 


Após a Royal Rumble de 2014 - onde Reigns saiu-se fenomenal e digo até que sua vitória seria bem aceita naquela altura – a WWE desde já deveria ter promovido Reigns a ganhar algo que ele não conseguiu um ano antes. Dar um motivo aos fãs. Era algo natural. Mas novamente, a WWE matou isso. Reigns na Royal Rumble de 2015 sofreu o que Batista sofreu um ano antes. A única coisa que mudou foram os personagens. O renegado e o salvador. É ridículo ver como a WWE é capaz de repetir os mesmos erros. 


Reigns não é bom no mic, Reigns não sabe fingir sorrisos para agradar as crianças, Reigns não sabe não ser ele. Não adianta forçar. Não à toa sua imagem viralizou em espécie de memes, inclusive por conta de suas promos infantis, como quando este utilizava figuras de desenhos infantis nela (“carinhosamente” eu até apelidei essa sua versão como Reigns Looney Tunes). Qual é... Quem em sã consciência gosta de ver um gajo de quase 2 metros, com uma tatuagem tribal cobrindo todo o braço direito, trajado todo de preto, cabelos longos e escuros, a falar sobre o Frajola, piu-piu, etc?

A resposta é que nos meses seguintes, sempre que Reigns se aproximava do título principal, os fãs o recebiam com vaias. Muitas vaias. Não era assim que Vince imaginava a coroação da próxima grande cara da companhia, então seu momento seguiu sendo adiado para a próxima, próxima, e próxima vez...


É verdade que quando aliaram o Ambrose ao Reigns, os fãs abaixaram o tom, mas não seria para sempre assim. Reigns não poderia sempre ter o Ambrose para desviar suas vaias. A longo prazo não seria benéfico para nenhum, muito menos para o Ambrose que hoje já compartilha de todos os tipos de crítica. A internet é uma doença quando mal utilizada. 


Ao final da rivalidade de Bray Wyatt e Reigns, finalmente tivemos um terço do Reigns que sempre pedíamos. Aquele que se dirige ao ringue apenas para acabar com a ladainha, não o que inicia a ladainha. O Reigns que sendo ele mesmo, destrói uma arena inteira, como fez com Bray Wyatt num episódio da RAW. Após essa rivalidade, Reigns saiu over e pronto para enfrentar Seth Rollins pelo título. 


O que ninguém esperava e que Rollins, alguém que vendia saúde, o cara mais credível da WWE quando Lesnar se faz ausente, fosse se lesionar gravemente e podendo se afastar por até 9 meses. 


A tempestade voltou. Reigns voltou a ser criticado por culpa exclusivamente da WWE. Foi realizado uma espécie de torneio para decidir o novo campeão, e adivinha? Tudo minimamente calculado para apenas um nome brilhar: Roman Reigns. E sim, poderia piorar. Em pleno Reino Unido, Reigns enfrentou Big Show que não têm credibilidade alguma, na semana seguinte eliminou o nome mais querido pelo público naquela altura, que era o Cesaro. Sua coroação como campeão após derrotar o “irmão” Dean Ambrose foi novamente cheia de vaias. Resumindo, seu momento novamente foi adiado, dessa vez, com o cash-in de Sheamus. Que inclusive, tinha a credibilidade de um abacate. Apesar de que é bem verdade que Sheamus não têm culpa. Ele é ouro. Seu booking foi horrível, mas sempre o fez da melhor forma, inclusive quando foi campeão. 


Na última semana antes do TLC, Reigns foi novamente criticado por conta de uma promo que fugia totalmente de sua personalidade. Uma promo longa e infantil. Sim, novamente Reigns seguiu para um PPV com a credibilidade ao zero.

No TLC os fãs caçoavam de sua match contra Sheamus. Na verdade, os fãs a ignoravam mesmo tendo inúmeros objetos sendo destruídos. Os fãs cantavam “We Miss Rollins” “NXT” e até mesmo “We Want Cena”. 


Caminhávamos para mais do mesmo; Reigns na rota do título e os fãs o negando. Mas por obra de um milagre que até agora não sei o que deu na WWE, tudo mudou em fração de minutos. Reigns, após um ano, despertou sua besta adormecida.  Frustrado, Reigns atacou Sheamus e os League of Nations que lhe custaram a vitória e o melhor de tudo, tomou a coragem ou loucura de atacar HHH. O COO. Por minutos os fãs presenciaram o que tanto pediam, mas que parecia simplesmente entrar por um ouvido e sair por outro de Vince.

Se antes os fãs estavam a esperar a RAW para ver como Reigns seria vaiado ao regressar a Filadélfia, agora os fãs sabiam que tudo mudaria. Seria hipocrisia dessa vez os fãs o criticarem sendo que estavam a ter o que queriam. Um motivo.  


Em uma jogada de mestre, a WWE aproveitou a oportunidade para tornar Reigns campeão naquela noite. Julguem o resultado, mas sempre é bom ver os títulos mudarem doutra maneira. É horrível a sensação de ter que esperar por um PPV para ver uma mudança de campeão. A WWE nós habituou a pensar assim. 


Stephanie iniciou a RAW, e deu aquele seu velho espetáculo de tapas, mas dessa vez novamente o segmento envolvendo Reigns não foi algo ruim. Pelo contrário, sem papas na língua e com menos parafusos na cachola do que na noite anterior, ele ofendeu não só a mulher a sua frente, como também sua família. 


Vince foi obrigado a resolver os problemas de sua casa, ou causar mais alguns, como preferirem. E chegando a parte em que entrei em discordância, Reigns não recebeu uma punição por fazer o que fez, mas recebeu uma outra chance de se tornar campeão, chance essa que este não desperdiçou dessa vez. Mas ao contrário das últimas vezes, minha reação foi equivalente à do público na arena. 


Eu sei que é apenas questão de tempo para o Reigns da Disney retornar, mas tenho a consciência de que nas últimas duas noites (Final do TLC e RAW), eu torci para o Reigns certo. Aquele que me levou a gostar dele meses atrás.


 A audiência daquela noite reflete isso. Os fãs investiram na história contada, assim como investirão na RAW da próxima semana (Sim, até você que está aí se descabelando inteiro pelo resultado está curioso para ver o que irá acontecer na RAW seguinte). Cabe apenas a WWE não matar isso, pois o processo do Reigns como uma estrela começa agora.

Não é o regresso das lendas que traz audiência. O que traz audiência é ter um motivo para continuar a assistir. Pois não adianta a WWE anunciar semanas antes que trará na próxima semana inúmeras lendas, sendo que não existe motivos para lá estarem e muito menos se farão presentes nas semanas seguintes. É tosco que a WWE ainda pense que o que vende é o velho e não o novo. É tosco a WWE utilizar os jovens para tornar credíveis os legends, e não o contrário. 


Tudo o que a WWE precisa entender é que o Reigns não nasceu para ser um underdog. Ninguém o que ver na situação de coitado, ninguém em sã consciência sente pena de sua situação. Reigns não pode ser retratado como um coitado, Reigns deve ser aquele gajo sério que devolve o pagamento na mesma moeda, ou ainda pior. Da maneira como Batista era retratado, por exemplo.


Como é impossível saber o que se passa na cabeça de Vince, o que nos resta é esperar para saber o rumo que a WWE e claro, Roman Reigns irão ter a partir da próxima segunda. Isso é tudo que tenho a dizer nessa primeira edição do #Panama Sunrise. Na próxima semana irei abordar os resultados de algumas categorias no Slammy Awards que irá acontecer na RAW.  Boa semana a todos!!