Se o ano de 2015 poderia ter sido melhor para a WWE e principalmente para os fãs, o ano de 2016 começou a mil quilômetros por hora. Logo no quarto dia do ano, recebemos uma notícia simplesmente bombástica. Após a realização de um extraordinário Wrestle Kingdom pela NJPW, boatos e mais boatos começaram a circular na internet, dando ênfase que alguns membros do Bullet Club e Shinsuke Nakamura poderão estar de mudanças para a América, mais precisamente, para Stamford. 


Confesso que quando perdeu para o Jay Lethal da maneira como perdeu e sabendo que o seu contrato com a NJPW estava perto de acabar, liguei os fios e percebi que os dias de AJ Styles nas empresas independentes e do Oriente estavam contados. A confirmação veio com o ataque brutal que Styles sofreu de Kenny Omega (Novo líder da BC) e dos restante da stable. Mas me surpreendi bastante quando li que além dele, a WWE acabava de contratar Karl Anderson e Luke Gallows e ainda por cima o Shinsuke Nakamura, um dos nomes mais fortes do Pro Wrestling atual, talvez o melhor e mais carismático no Japão, quiçá no mundo inteiro, e que com certeza não precisaria de ter uma passagem na WWE em seu currículo para ser mundialmente conhecido. 


Mesmo sem saber da veracidade e natureza dessas notícias, rapidamente os fãs através das redes sociais entraram em êxtase, por mais que estivesse disfarçada do ódio que carregam sobre a empresa de Stamford. Comentários negativos e positivos se espalhavam na velocidade da luz. Para muitos, o mesmo discurso, o disco arranhado, que não fazia sentido a WWE arrastar os melhores lutadores do mundo para sua empresa se no final do dia só aproveitam aqueles que os convêm, e quem os convêm quase nunca convêm com o aval dos fãs. 


Conversando com alguns amigos semana passada, agora que finalmente a WWE Network chegou ao Japão, com certeza irão lançar uma personalidade conhecida por lá, para de maneira mais rápida os cidadãos aderirem ao produto. Afinal, se for esperar pelo bem querer deles, pode ser algo que demore, já que o produto que os Americanos costumam oferecer é muitas vezes ofensivo para pessoas tão fieis a cultura e costumes como no Japão. É diferente da Índia, que como ovelhas, seguem tudo que os oferecem, principalmente se for um superman invencível. 


Mas sendo sincero? Jamais pensei no Nakamura. Pensei no Hideo Itami que está voltando de lesão esse mês. Hideo, Kenta para eles, é bastante popular no Japão, tal como a personalidade feminina que hoje a WWE também possui, que é a Asuka, ou Kana para os Japoneses. Mas o Nakamura? C’mon... jamais pensei que isso fosse acontecer. Assim como foi com Styles, só cheguei a acreditar nisso depois de alguns fatos. Sendo eles o anúncio de Kenny Omega como próximo oponente de Nakamura e o Tokyo Sports noticiando que Shinsuke Nakamura está mesmo de saída do NJPW. Me pareceram argumentos suficientes para acreditar.

Na verdade, coincidentemente, meses atrás lá estava eu pensando que a minha “dream match” entre Nakamura e Daniel Bryan jamais aconteceria, a não ser que o Bryan fosse até a NJPW. Por motivos óbvios até, já que a WWE não quer se comprometer para o liberar a lutar em seus territórios. Agora, em questão de horas tudo mudou. Foi Nakamura que mudou de palco. Claro, não sou uma criança que cria expectativas para mais tarde cair de queixo no chão. Sei que falando da WWE, tudo de mal é possível e até normal. Tudo bem que os tempos eram outros, mas usarei como exemplo o Yoshi Tatsu que na nossa própria IWC é usado constantemente como piada. Antes de ir para a WWE, Tatsu não sabia o que é uma derrota fazia mais de um ano. Mas sabem me dizer o que foi Yoshi Tatsu na WWE? Quando entrou, o que fez, quando saiu? Mas como falei antes, os tempos são outros, ou como já dizem os futebolistas, todo jogo tem sua história. 

Estamos em 2016, mas o estereótipo necessário para se dar bem na WWE ainda é algo bastante comentado. Nakamura na NJPW é Deus, não só para a empresa, para os fãs também. Lá ele possui uma posição consolidada, mas na WWE não é bem assim que as coisas funcionam. Para muitos, não faz sentido sua saída. Ou faz, mas não para a WWE, onde ainda reina o estereótipo ideal ao invés do talento.

Sinceramente, gostei sim de sua ida a WWE. Nakamura não será a primeira e muito menos a última pessoa a sofrer com esse tipo de duvida dos fãs por conta de sua aparência, nacionalidade, time que torce, etc. Diziam que Daniel Bryan era baixo demais, feio demais, mas Bryan terminou a trigésima Wrestlemania como WWE World Heavyweight Champion. E não, não estou dizendo que tenho a esperança de que Nakamura chegue a ser campeão principal da WWE um dia, pois certamente não vai, mas e se não for, que mal tem? O mid-card e as demais divisões da WWE também devem ser fortes, não acham? Nakamura assim como Daniel Bryan, possui intensidade, qualidade e uma carisma unica. Aliás, ao contrário de Hideo, acredito que Nakamura pode começar a se destacar bem antes por conta de toda essa sua qualidade que vai além da ring-skill.

Quer dizer, tentar prever o futuro é injusto. É masoquismo. Ninguém sabe se Nakamura será campeão principal, mas caso isso não aconteça (e muito provavelmente não vai), não existe apenas a função de jobber a ser exercida.

Posso comparar a WWE com o mercado futebolista. Atualmente vemos todos os jogadores que se destacam no Campeonato Brasileiro indo para o futebol Chinês. Sim. Até a Europa deixou de ser prioridade. Não apenas os jogadores que por aqui se destacam, eles já estão assediando a cabeça dos Brasileiros desde a base, e é difícil para um jovem negar um contrato milionário, ainda mais quando grande parte desses jovens mora em favelas ou sequer possui uma casa própria. Claro, acabei falando demais, mas é isso que acontece quando invento de misturar duas das coisas que mais gosto Rsrs

No Pro Wrestling não é diferente. As empresas de menor expressão formam lutadores, os levam a fama, para uma tal de WWE com seu enorme potencial financeiro vir e fazer a limpa. A NXT tá que não guenta mais ver toda semana dos mais variados e talentosos nomes, para não falar que agora também aprenderam a formar talentos incríveis, vide a Charlotte e Chad Gable e Jason Jordan (apesar que estes dois cresceram meio a luta olímpica, um é até medalhista).  Algumas raras ocasiões existem é verdade, quando um wrestler diz não a WWE. Normalmente isso acontece no Japão onde os wrestlers aprendem desde o dojo a amar o esporte, não o dinheiro. Mas convenhamos, o mundo não é um livro. O dinheiro ainda o move e vai continuar movendo. Também vale salientar que muitas vezes os wrestlers vão a WWE em busca de uma aventura, algo que para muitos quando mais novos, só era possível na TV. Apesar de que quando crescemos esse amor morre aos poucos, principalmente ao saber como costuma funcionar a empresa de Vince McMahon (posso voltar a ser criança?). 


Ao contrário da maioria, eu não irei criticar a WWE por ser ambiciosa e muito menos a decisão dos wrestlers em partir rumo a uma empresa com uma filosofia bem diferente da meritocracia no qual eram acostumados. 


Não muito diferente dos jogadores, os lutadores não vivem apenas de sonhos. Eles possuem família e uma casa para sustentar e quanto mais se ganha, mas sua realidade exige um valor maior de gastos. É normal. Seu eu posso dar o melhor para minha família, irei dar sem remediar. Se puder dar para minha família a vida que eu não tive, eu o farei. Você não luta apenas por você, você luta para quem dorme e acorda ao seu lado. Acham mesmo que antes de entrar no ringue o AJ Styles não olha para sua tatuagem "AJ 05-03-05 02-14-07 09-15-09" em seu torso que representa a data de nascimento de seus filhos?


Assim como os jogadores que por volta dos seus trinta e poucos anos resolvem ir a China para fazer o famoso “pé de meia” (aquela grana extra que vai lhe dar uma boa garantia para quando parar de jogar), os lutadores também vivem na mesma realidade. E acho até que esse é o caso do AJ Styles. Ele já é mundialmente famoso e construiu essa fama sem a WWE, como poucos fizeram. Já fez tudo que tinha para fazer, zerou o jogo tantas vezes que chegou a hora de fazer seu “pé de meia”. Ou seja, ir a WWE, independente do futuro que o espera. 

Mesmo com os rumores dizendo que AJ Styles faz parte do bolão dos membros do BC que irão a WWE, não acredito que ele irá fazer parte de uma stable. Pois me parece que se essa ideia for mesmo real, o grupo será feito para o benefício de Finn Bálor, e o nome do Styles é grande demais para trabalhar em função doutro. 



Além de Shinsuke Nakamura e AJ Styles, faltou falar dos outros, que são o Karl Anderson e Doc Gallows. Aliás, o Gallows que dos quatro é o mais fraco, já passou pela WWE, onde se chamava Festus e mais tarde integrou a  “Straight Edge Society” que era liderada pelo CM Punk. Dos quatro, esses dois provavelmente não estão envolvidos nos boatos dos que irão pular a NXT e ir direto ao main roster. O Karl Anderson é um dos melhores amigos do atual NXT Champion Finn Bálor, e ultimamente o Balor tem revelado mensagens simbolizando a espera de algo, sempre com algo que representa a Bullet Club. Aliás, Balor e Anderson são os fundadores da famosa Bullet Club, que na época foi essencial para Balor alçar voos mais altos na NJPW. 

Por mim, Karl Anderson não sairia da NJPW, pois têm potencial para alcançar o topo. Assim como Balor falou, é ótimo saber que finalmente o Karl está recebendo o reconhecimento que merece, mas isso já deveria ter acontecido bem antes. Fazer o quê, né? Já que saiu, que vá a NXT junto ao Gallows para dominar aquele território antes de irem ao main roster. Não, não acredito que irão se juntar ao Bálor, por mais que lancem esses tipos de teasers. Como alguns amigos já me disseram, o Balor Club é apenas uma catchphrase. Mas se eu gostaria de o ver como Heel e liderando uma stable? Ó se gostaria.


Mesmo com o nome que Shinsuke Nakamura e principalmente o AJ Styles possuem, não acredito que possam pular a etapa natural de ter que passar pela NXT. Claro, assim como foi com Rhyno e Samoa Joe, onde a meu ver, o lugar deles era desde o começo no main roster, defendo a mesma ideia com o Styles. Uma aparição sua no main roster, pulando a etapa de ter que passar pela NXT, mostraria que há de fato uma aposta nele. E falo do Styles porque obviamente o Nakamura irá precisar de mais tempo para se adaptar ao novo estilo e exigências da WWE, principalmente o idioma. Só sei que uma aparição de quem quer que seja desses dois na arena de Full Sail, onde acontece as gravações da NXT, aquela crowd recheada de maníacos por spotlight vai literalmente explodir. 


Mas porquê tu disse que isso é bom para todos, Juice? Porque primeiro de tudo, sou sensacionalista. Segundo, porque assim como acontece na WWE, a NJPW também não é nada fiel a meritocracia. Com a saída de alguns medalhões, acredito que outros tão merecedores quanto poderão finalmente receber oportunidades.
Nomes da casa foram aos poucos sendo substituídos pela vontade da empresa em tornar-se cada vez mais “pop” (talvez para atingir o mercado americano, aliás, não duvidem de uma parceria com a WWE). No último Wrestle Kingdom, o número de gaijins (Estrangeiros) foi infinitamente maior que o dos próprios japoneses. Não apenas isso, claro, pois é verdade que os títulos principais ainda continuam migrando nas mãos de japoneses. Mas durante sei lá quantos anos, talvez quatro, Kazuchika Okada, Hiroshi Tanahashi e mais tarde o AJ Styles trocaram entre si o IWGP Heavyweight Championship (o título principal da empresa), enquanto nomes como Hirooki Goto, Tetsuya Naito e o meu predileto, Katsuyori Shibata, pouco foram lembrados. É verdade que os combates são de uma qualidade única, mas tudo requer novidades. Por exemplo, o G1 Climax de 2015 para mim teve um resultado decepcionante, já que estava a espera de ver Naito ganhando o torneio. É uma oportunidade para refrescar tudo. E isso já começou, basta ver que com a saída do Styles, o Kenny Omega que é até mais talentoso que ele, será o novo líder da Bullet Club.

Para a WWE, essas possíveis contratações não poderiam chegar em melhor hora. Como nunca vi antes, a empresa está vivendo um caos de lesões seguidas, onde as principais estrelas vieram a se afastar por conta disso, chegando até mesmo a alterar por completo os planos para a Wrestlemania 32. Aliás, não à toa correm rumores de alguns desses contratados já estreiem antes da Wrestlemania. Porque qualquer coisa que venha para somar agora, já será válida.


A WWE não oficializou a contratação desses gajos, até porque alguns ainda possuem contratos a terminar, mas após tantos boatos com sites ganhando encima disso, a empresa achou melhor usufruir disso um pouco também. Através do seu site oficial, a WWE disse que está ciente dos boatos, apesar de não ter revelado se são verdadeiros. Mas como os mais velhos já dizem... Onde há fumaça, há fogo!. A WWE egoísta do jeito que é, provavelmente não estamparia nomes de lutadores e empresas em seu site oficial à toa.


A WWE domina o “mainstream” e agora quer dominar o “Indy Wrestling” com a NXT. A WWE continuaria sendo a maior empresa, mas deixaria o NXT como a segunda maior no mundo. É como criar uma própria competição. Se ela não ganhar, ela também não perde. 
Com tantas idas e vindas da vida, nada nos garante que isso tudo seja verdade, mas e aí, está ansioso por uma possível aparição de Doc Gallows, Karl Anderson, Shinsuke Nakamura e AJ Styles na WWE?