Vagando por um fórum brasileiro de wrestling que meu primo (que me apresentou wrestling) frequentava,acabei achando uma entrevista com uma lendo do Japão,Hayabusa!Muitos não o conhece,mas essa é uma grande oportunidade de conhecer mais um grande wrestler.Créditos a quem traduziu a entrevista.


omo você ingressou no wrestling? Você era um fã de wrestling quando criança?

Sou fã de wrestling desde que tava na segunda ou terceira série. Gostava muito do Mil Mascaras. Um dos primeiros grandes lutadores foi o Mil Mascaras, depois o Tiger Mask (Original Tiger Mask).


Original Tiger Mask


Mil Mascaras

- Hmm, porque quase todos os lutadores japoneses citam ou o Tiger Mask ou Terry Funk.

É, o Dory Funk também. Comecei a acompanhar mesmo a partir do Tiger Mask. Depois disso eu meio que parei de acompanhar os mascarados voadores e comecei a assistir mais os heavyweights.

- Quando você era criança você ia em shows? Você vivia perto de Tókio, em que cidade?

Na Ilha de Kushu, Komomoto.

- Ah, assim como Tajiri.

Sim, mesma cidade. Era uma cidade pequena, a gente não tinha oportunidade de ver shows ao vivo. O primeiro show ao vivo foi um evento de wrestling feminino (Joshiresu/Joshi Puroresu), no final dos anos 70.

- O que você gostava na luta livre quando criança que te fisgou e que te fez querer se tornar um lutador quando mais velho?

Na verdade eu nunca achei que fosse me tornar um lutador. Quando comecei a lutar eu tinha 22 anos, e só 56 quilos. Sempre fui magro como criança, por isso nunca achei que fosse lutar profissionalmente. Sempre via lutadores grandes e heavyweghts, mas quando eu cresci eu percebi que poderia me tornar um.

- Como foi quando você percebeu essa possibilidade de se tornar um lutador? Que esportes você praticava no colégio?

Na verdade eu só realmente me decidi uma semana antes do meu teste pra FMW. Eu praticava num time de judô. Depois fui pra faculdade. Quando a minha turma se formou, todo mundo começou a trabalhar, e eu me perguntava o que queria fazer. Eu até tinha um emprego arranjado pra uma firma, mas 3 dias antes de começar a trabalhar, decidi me tornar um lutador. Eu me encontrei com meu colega de classe Mr. Gannosuke, era amigo dele desde os 18 anos, nós dois éramos grandes fã de luta livre. Eu tava preparado pra entrar pro meu trabalho, no "mundo real", quando eu liguei pra ele convidando pra sair, mas ele disse que não podia. Perguntei porque e ele me disse que tinha um teste numa federação. Eu decidi ir junto. Sempre fui um fã mas nunca realmente tinha planejado me tornar um lutador. Pensei muito naquela noite e na manhã seguinte eu e Gannosuke fomos a Tókio para o teste.

- Na época haviam muitas federações no Japão?

Tinha a All Japan, New Japan, WAR...

- A FMW surgiu quando?

Em 1990.

- Como você a conheceu? Porque naquela época o Onita nem era tão conhecido...

Na verdade eu nunca fui fã do Onita. Sinceramente nunca gostei dele como um lutador. Porque quando eu era um fã do Tiger Mask, no começo, o Onita tava na All Japan lutando um estilo junior-heavyweight, então não tinha comparação, eu preferia os high flyers. Então quando eu soube que ele havia aberto uma federação eu nunca realmente liguei...

[

- Quando você foi ao teste, você era só um fã de luta livre. Quem estava lá pra fazer o teste tamém? O teste foi tudo o que você esperava?

Tarzan Goto foi meu instrutor e devia ter cerca de 40 candidatos. Fizemos vários exercícios, abdominais, apoio...Queriam ver o quão resistente a gente era. Acabou com uma entrevista com o instrutor. No final apenas dois lutadores passaram no teste. Eu e Gannosuke.

- Wow. E como você passou de um etudante de 56kg você se tornou um lutador? Como você "sobrevivou" aos treinos intensos?

Pra ser honesto, eu realmente achei que não ia conseguir, que o treinamento ia ser muito duro. Eu tinha 22 e nunca tinha decidido nada sozinho na minha vida. Mas esse teste foi algo muito certo. Eu acordei decidido a fazer o teste, mesmo não tendo programado ou esperado...

- Foi quase como uma jornada pessoal pra você então, finalmente fazer algo da vida, tomar uma decisão mais séria...

Sim, com certeza.

- E quando você passou do treinamento inicial e recebeu a oferta da FMW?

Foi muito irreal, coisa de outro mundo. Eles disseram: "Você passou.", e eu disse "O QUE?!". Estava em choque. Eles perguntaram "Você não quer!?" mas eu caí na real e aceitei.

- O quanto do ramo da luta live você conhecia? Falo do negócio por tras das lutas, do booking, etc.

O sistema ou como o negócio funcionava nunca realmente importou. A luta livre me fazia sonhar alto, não me preocupava como ela funcionava. Eu queria fazer as pessoas se sentirem do mesmo jeito que eu me sentia quando via o Tiger Mask lutar. Pra mim o que mais valia era o entretenimento do público mesmo.

- Aqui na américa todo mundo sabe o que é uma "wrestling school", todo mundo conhece o Tough Enough da WWE por exemplo. Mas no Japão é muito mais duro, lá todo mundo sabe como funcionam os Dojos. O quão difícil foi passar pelo dojo da FMW e quem foi mais duro com você?

O estilo dojo vem do sumô, então todos os costumes rigorosos do sumô vieram juntos. Todos morávamos na mesma casa, acordávamos cedo e fazíamos os exercícios matinais. Tomávamos café da manhã e fazíamos mais exercícios. Isso era pras federações maiores, o da FMW era um dojo menor, mais caseiro. Além dos exercícios você tem um trabalho mesmo durante o dia, e depois das 5 da tarde começa a fazer exercícios. Os novatos ficam com todo o trabalho de limpeza da casa...

- Raspam os cabelos deles?

Mas é claro! Além fazer as compras, etc. Depois de fazer exercícios das 6 as 9, se cozinha, se come e se limpa. Não se vai pra cama antes de se limpar tudo. De segunda à sábado, domingo era a única folga. O que nunca entendi era o toque de recolher. Se trabalhava o dia e a noite toda, mas não se podia sair do dojo. As vezes a gente treinava das 6 às 11, mas no domingo tinha que se voltar pro dojo às 9, não fazia sentido. Depois disso a gente devia ir comprar mantimentos. Sem contar que o nosso treinador, Tarzan Goto era totalmente imprevisível. As vezes nos chamava pra treinar as 2 da manhã, e o que quer que ele dissesse, a gente fazia. Afinal a gente foi lá pra praticar. Se o pessoal vai ficar lá em baixo treinando, ninguém vai querer ficar na cama dormindo.

- Você via o Onita enquanto treinava no dojo? Ele ia lá?

Na verdade eu só vi ele pessoalmente quando cheguei na arena. Eu era um cara novo, desconhecido, a gente não se encontrava com o chefe. Mas não porque tava nervoso, mas porque não me importava mesmo. Quando me encontrei com ele falei "Wow, é o Onita." mas foi só isso.


Atsushi Onita

- Quanto tempo levou até você participar de shows?

Depois de dois meses eu entrei junto com o pessoal da tour da FMW...

- E participava de lutas?

No começo não, mas eu aprendi rápido e três meses depois fiz meu debut contra Amigo Ultra, um mexicano.

- É verdade que os estudantes dos dojo, eu ouvi dizer que eles são mandados a escolher caracteristicas de 3 wrestlers os quais eles admiram...

Eu nunva ouvi falar nisso. Acho que depende de como você escolhe agir. Apesar de ser fã do Mil Mascaras não queria ser um "novo Mil Mascaras". Queria dar o que eu tinha a oferecer.

- Como você aprendeu tão rápido?

Porque no dojo a gente não tinha mais nada além de luta livre. Eu era muito magro e nunca realmente gostei da comida, mas eu comia porque precisava ser mais forte e grande. Mas mesmo com esa determinação, debutar tão rápido foi na verdade um acidente. Meu tutor se machucou e não pode lutar e simplismente me colocaram pra lutar.

- Você nunca pensou que começando pela FMW, uma federação menor, você poderia passar pra federações maiores e mais importantes?

Não, na verdade esse á mais ou menos o modo japonês de pensar. O pessoal da FMW me acolhei, foram eles quem me iniciaram, eu tinha lealdade para com eles. Eu não os deixaria. E pra ser honesto eu não costumava pensar no meu futuro. Era feliz pelo presente e por fazer cada vez melhor.

- A FMW era uma pequena federação quando você começou. Quais foram os adversários que você mais gostou de enfrentar?

Pra ser honesto, eu nunca tive uma "melhor" luta. Não me importo com a minha satisfação. Se o público sai satisfeito com as minhas lutas, eu também fico satisfeito. É nisso que e baseio o meu estilo de lutar, e é nisso que o wrestling deveria se basear.

- Como foi a reação do pessoal da FMW em relação a você. Onita é da old-school, Tarzan Goto é um cara grande da old-school, e você era magrinho. Como eles se sentiram ao te dar espaço pra lutar?

Eu estava agradecido que tinham me dado uma chance, mas nunca perguntei aos chefes o porque. Eu dei o meu melhor, me deram mais chances e fui tentando fazer cada vez melhor. cada chance poderia ser minha última chance. O importante era estar na primeira luta do card.

- Quando você lutou na FMW em 91, 92 e você lutava como Eiji Ezaki, a FMW começou a a implementar os arames farpados e explosões. Como você via aquilo, ficava assustado?

A primeira luta que eu vi assim foi Onita vs Mr. Pogo, uma luta com minas. Eu estava como "second", assisti a luta ao lado do ringue. Só conseguia pensar "Nossa, eu NÃO vou fazer isso!". Eu tinha minhas dúvidas...

- Naquela época, vendo em fitas uma de suas melhores lutas num campeonato tag team, onde você lutou contra Sabu e Original Sheik. Como foi?

Foi minha primeira experiência no "estilo-Sheik". Sheik era um cara especial. Eu cheguei a lutar com gente que eu cresci assistindo, mas o Sheik foi diferente e especial de se lutar contra. Com os outros, eu ia lutar contra eles e ficava nervoso, porque eu cresci os assistindo, mas na hora da luta passava e a luta corria normalmente. Mas com o Sheik não, ele ainda era O SHEIK. Quando eu e ele fizemos contato visual no ringue, eu fiquei com medo.


Original Sheik

- Agora quanto ao Sabu, aquela era o primeiro tour dele pelo Japão. Você chegou a imaginar que a carreira de vocês dois iria seguir caminhos similares na próxima década?

Não, não, nem me passava pela cabeça. Na verdade quando o conheci achei que ele era louco.

- Depois disso, de 91 a 92, você continuou nas posições baixas do card, mas a FMW estava crescendo, trazendo mais gente, fazendo shows maiores, e com isso as lutas se tornando mais extremas. Com isso você achou que ia crescer dentro da federação?

Quando eu lutava como Ezaki, sem máscara, eu era o cara das primeiras lutas. Minha primeira esperança sempre foi lutar nas segundas lutas do card em vez das primeiras!

- Apesar disso você entrava como "second" em vários main events, muitas vezes extremos, com os veteranos Onita, Sabu, Goto. O que passava na sua cabeça ao assistir aquelas lutas?

O mais importante nessas lutas foi o que eu aprendi as assistindo. O profissionalismo. Não é o sangue que faz a luta, mas sim o que você faz com ele. O arame farpado não é a melhor coisa, mas o que você faz com ele é o que realmente importa. O que eles davam à platéia. Eu ficava ali e os estudava...

- Já que era um novo aspecto da luta livre no Japão, o que a platéia achou disso, desse estilo de luta? E qual foi a reação das outras federações?

Na verdade naquela época a gente não tinha a possibilidade de falar com o pessoal das outras feds, então a gente não tinha esse tipo de informação.

- Tinha algum lutador que não ia muito com a sua cara?

O W*ING. Acho que ele tinha inveja, porque ele também era pequeno como eu...

- E qual foi a repercussão na mídia, nas revistas? As outras federações condenavam as deathmatches?

Sim, a gente sentia um pouco de pressão das outras federações. Achavam que fazíamos as deathmatches porque não sabíamos lutar. Foi humilhante.

- Mas mesmo assim os shows da FMW cresciam e lotavam as arenas, certo?

Sim.

- Então você ainda estava contente com o ritmo das coisas, certo?

Certamente.

- Qual foi a coisa mais louca que você viu como um "second" nas lutas que você assistiu?

Claro, foi com o Sheik. Foi quando ele entrou na platéia, fez contato visual com os fãs, pegou um garfo e enfiou na minha testa!

- Eu ouvi uma história involvendo o Tiger Jeeth Singh e membros da Yakuza, onde Tiger atingiu um cara e teve uma briga feia nos vestiários, o que aconteceu?

Parece que o Tiger atingiu um membro da Yakuza que estava na platéia, e a mafia cercou o prédio depois do show. Ninguém entrava nem saía, cercaram o prédio por 2 horas. Eles estavam procurando pelo Tiger, queriam que ele se desculpasse, mas ninguém o encontrava. No final descobrimos que ele era o único que tinha ido de volta ao hotel.

- E o que aconteceu depois?!

Nós esperamos por 4 horas depois disso. Tinha um pessoal da máfia cercando o prédio com as mãos no bolso, armados.

- Como era o Tiger? Dizem que ele não era muito amigável.

Na verdade ele era muito educado com a gente.

- Durante os seus primeiros 2 anos, qual foi o seu oponente favorito?

Mike Awesome, o Gladiator.

- Bom, minha luta favorita sua como Ezaki foi em 93 no Kawasaki Stadium contra Nakagawa. Depois da luta quais eram os planos pra você, de ir pro México, etc.?

Eu nem sabia que a federação tinha todos esses planos. Simplismente chegaram no final da tour e me avisaram que ia pro México depois da tour.

- E de quem foi a idéia, Onita?

Sim.

- Então você não fazia idéia...

Nenhuma, não fazia idéia.

- Você sabia que ia começar a usar máscara?

Não me disseram, mas já suspeitava. Afinal eu tava indo pro México, meu espanhol se limitava a "tequila" e "amigo". Então eu estava indo pra terra do Mil Mascaras, eu simplismente tinha que usar a máscara. Mas eu pensava que ia usá-la só enquanto eu estava no México, que quando voltasse, deixaria a máscara. Não fazia idéia de que continuaria com ela pelo resto da carreira.

- Quem teve a idéia do gimmick Hayabusa?

Fui eu. O design da máscara é meu também. Eu gostava de me produzir.

- Em que compania você lutou no México?

Foi uma independende em Tihuana.

- A do Rey Mysterio Sr.?

Sim, eu trabalhei com o Rey Mysterio Jr.

- Como você se adaptou ao México?

Eu não gostei muito da comida, e naquela época eu ainda estava comendo pra tentar ganhar peso, e a comida mexicana me deu diarréia e vômitos por várias vezes. Demorou 2 anos pra eu ganhar 40 libras e no México em 6 meses perdi 20, foi muito frustrante.

- Você se adaptou ao estilo da lucha-libre?

O estilo mexicano é muito difícil. Muito diferente, não por causa do estilo, mas o modo como se aprende. O treinamento é diferente. Eles não te mandam fazer 300 abdominais, mas por outro lado te mandam ficar pulando por uma hora sem parar. Fora que no Japão eu já era conhecido, já tinha 2 anos e meio de experiência, mas quando cheguei lá tive que enfrentar a "wrestling school" de novo, todos me chamavam de novato. Eu tive que "começar de novo" no México.

- E isso foi frustrante?

Enquanto eu treinava foi um pouco, mas depois de começar a trabalhar não.

- Então você nunca pensou em desistir...

Não, assim que me decidi botei na cabeça que ia passar por aquilo. E depois, de certo modo, eu já tinha passado por aquilo. Na verdade, por já ter feito treinamento eu meio que passei na frente do pessoal, foi bem divertido. E eu era recohecido pelo meu esforço.

- Quais eram as suas expectativas, o que você esperava obeter no México? E o que o Onita esperava de você?

Eu não tinha muitos planos, mas o Onita provavelmente tinha. Não planejava o futuro, simplismente me dedicava 100% no que tinha que fazer no dia.

- O que você procurava aprender no México, de um ponto de vista pessoal?

Melhorar as minhas habilidade...

- Você queria criar um novo tipo de lutador no Japão, com um pouco de lucha libre assim como Jushin Liger, ou talvez se tornar um melhor lutador estilo FMW ou ser o primeiro da FMW a se inspirar em Tiger Mask ou Mil Mascaras...

Bom, no meu retorno ao Japão, o Onita estava fazendo a tour da sua aposentadoria. Então meu objetivo era tentar continuar numa FMW sem o Onita. Então tinha uma grande discussão na diretoria, se eles continuariam do jeito que estava ou se seguiriam uma nova direção. Eu aceitei continuar a fazer deathmatches, mas se fossemos continuar o estilo, ninguém seria melhor que o Onita. Então precisávamos inovar, fazer algo que o Onita não pudesse fazer. Essa seria a nova FMW.

- Todos sabem do lance da aposentadoria do Onita, que ele ficou fora por um ano, saía e voltava...De quem foi a idéia de tornar você o #1 da compania, ou tinha alguem dentro da FMW que tinha esses planos pra outro lutador, como Tanaka...

Não foi idéia de uma pessoa só, e também não foi algo imediato. Eu fiquei fora por um ano e meio enquanto outros ficaram no Japão. Mas tem que se reconhecer o esforço de quem ficou: Tanaka, Kanemura, Nakagawa...E tudo o que eu conquistei no México não significava tanto pro pessoal da FMW quanto significava pra mim, mas eu entendia isso. Isso fez com que o pessoal que ficou no Japão não confiasse em mim. Achavam que tinha voltado pro México.

- Quando você voltou, obviamente a FMW havia mudado, a W*ING de caras como Matsunaga, Kanemura, Tanaka, Bad Boy Hido havia acabado. O quanto a FMW havia mudado?

Pra falar a verdade, enquanto eu tava no Japão me ligaram da IW Japan e disseram: "Venha trabalhar pra nós." Até me encontrei com eles pessoalmente. E havia coisas que não sabia, por que tinha ficado fora por 2 anos. Mas recusei, afinal eu cresci na FMW.

- Bom, sua primeira luta na volta ao Japão foi na Super J-Cup e foi talvez o mais incrível debut para um lutador com um novo estilo. Você percebeu que você era uma nova estrela e que aquela luta contra o Liger te fez um superstar naquela noite?

Bom, eu nem queria estar naquele campeonato. Eu tinha medo estar no centro das atenções. Na verdade a luta não foi depois dos 2 anos que fiquei no México, me chamaram apenas 6 meses depois de ter partido. Não me senti preparado, mas me disseram que já estava tudo preparado e que eu teria que voltar de qualquer maneira. Eu estava no México a 6 meses e era um lutador de início de card. Eu não estava preparado pra pôr a máscara e ir pro Super J-Cup. Fiquei com muito medo. Então perguntei pra eles se ia lutar como Ezaki ou Hayabusa e eles disseram: "Na verdade, não importa. Você escolhe."

- Não importa?! O que? Wow!

Sim, foi o que disseram. Então eu iria pra uma luta e logo voltaria pro México. Então me concentrei em tentar causar o maior impacto possível.

- Bom, todos sabem que o Liger, apesar de ser o #1 Junior Heavyweight ele muitas vezes é um pouco duro nas lutas, especialmente com lutadores de fora. Ele foi duro com você?

Bom, eu o estudei antes. O respeitava muito também. E eu saí do Japão 3 dias depois da luta então não sabia o impacto que tia causado. Eu estava aliviado de ter lutado e estar voltando ao México.

- Ok, então depois da volta ao México, quanto tempo levou para voltar ao Japão? Não foi 3 meses depois quando você enfrentou o Sabu em Osaka?

Bom, o que eu pensava na época era que eu tive uma luta contra o Liger como Hayabusa, e só. Coisa de uma vez. Eu voltaria pra casa como Ezaki. Então a federação ligou me chamando pra voltar pro Japão. Eu disse pra eles que não estava pronto, mas eles insistiram pra que eu voltasse. Com a máscara.

- A luta de aposentadoria do Onita contra você, qual era o plano original para a luta, era você ou era outro lutador que estava planejado?

Acho que era o Takashi Ishikawa. Foi um main event, mas foi meio conturbado.

- Que tipo de problemas?

Bom, Tarzan Goto havia deixado a federação...

- Não seria o Tarzan Goto na luta então?

É, a escolha lógica para a luta de aposentadoria de Onita seria contra Tarzan Goto. Eu achei com o Onita saindo eu enfrentaria Tarzan Goto, mas não foi assim que aconteceu. Eu não sabia o que ia acontecer, com o Goto fora, Onita se aposentanto...

- Por que a FMW estava tão despreparada pra essa luta? Eles fizeram toda a turnê mas a luta final no Kawasaki Stadium foi tão despreparada?

Eu acho que o Onita ficou com inveja de alguém de repente, ele queria deixar a federação e se tornar um ator. Sem pensar no que seria melhor pra FMW como um todo. Acho que ele percebeu que sem ele a FMW não sobreviveria, e ele estava de acordo com isso.

- Você acha que o plano da turnê de aposentadoria do Onita pudesse ser realmente verdade e ele mudoude idéia de última hora?

Eu realmente achei que ele se aposentadoria e que seria o fim da FMW.

- Como foi quando você percebeu que toda a pressão estaria sobre seus ombros? Naquela uma luta na FMW com o novo gimmick?

Eu estava sob muita pressão, porque não havia planejado, não tinha sido minha idéia. Foi tudo idéia do Onita. Eu não tinha como opinar de forma alguma. Depois fizemos uma reunião com todo o pessoal da FMW e decidimos continuar com a federação.

- Então você tinha a mesma mentalidade que tinha no dojo, que você ia enfrentar esse problema.

Sim, decidimos continuar a federação e chamá-la de "nova FMW", começar uma federação do zero.

- A luta de aposentadoria contra o Onita foi uma luta intensa, o arame farpado, as explosões...Como você se preparou e o que foi a pior coisa na luta?

A coisa mais difícil foi ter de enfrentá-lo no ringue. Singles match, sem Takashi Ishikawa. Era eu contra o Onita e iria acontecer como planejado. Mas achei que estava preparado pois tinha ficado mais um ano e meio no México, tinha fé em mim mesmo. Mas foi a primeira luta com explosões e eu tinha me concentrado em lutas voadoras por dois anos. Por outro lado a luta fez com que todos soubessem que eu seria uma das novas escolhas para a nova era, para o novo estilo. Mas não haviam cordas, como eu iria voar?!

- Que tipo de machucados você sofreu na luta?

Levei 67 pontos. Eu achei que ia ser mais, mas não foi tão ruim.

- Você achou que conseguiu o que buscava naquela luta? Qual foi a reação da FMW?

Eu acho que tive a luta que queria ter tido. Depois da luta eu fiquei muito calmo na verdade.

- Onita ficou contente?

Eu acredito que sim.

- Como foram os meses depois da luta, na nova FMW, sua luta com Mike Awesome, etc. Você conseguiu aguentar a pressão de ser o main event em praticamente todo o show?

Na verdade eu treinei junto com Mike Awesome, por isso me senti preparado. Inclusive ele ajudou nas decisões da nova FMW.

 O quão perigoso você acha que o seu estilo era?

A FMW não tinha PPV's, a gente tinha só house shows. Percorríamos a ilha toda com house shows, a gente fez uns 120, 130 house shows...

- Então você tinha que dar o máximo de si em cada um...

Sim, nas turnes, durante o ano todo. Eu senti que tínhamos menos público sem o Onita, mas dávamos o máximo de nós para que o povo que ia no show fosse pra casa feliz e voltasse nos próximos shows.

- Eu me lembro da sua luta contra o Mike Awesome, em que você aterrisou um Shooting Star Press com o lado da cabeça...

Minhas costas...

- ...Foi uma das vezes em que você pensou que devia ser mais cauteloso?

Eu não achei que deveria parar ou mudar. Porque se seu não fizer isso, a FMW não tem espaço pra mim.

- Em que ponto da carreira você começou a se tornar uma celebridade, com a máscara, aparecendo em revistas, tv, etc. Como você lidou com a fama? Foi algo que você nunca pensou que ia atingir?

É, eu nunca realmente pensei nisso. Eu terminava as lutas e saia pra tomar uma cerveja, me sentindo bem comigo mesmo. Eu não tinha preocupações a longo prazo.

- E durante os anos de 95 e 95, você sentiu que tinha atingido o que precisava fazer pela federação?

Sim, eu tenho sentimentos fortes pela federação. Eu amo a FMW. Além disso, depois que o Onita se foi, a gente tinha a FMW em nossas mãos. Era nossa.

- No seu primeiro ano como Hayabusa, naquele verão em Kawasaki a IWA Japan fez o King of Deathmatch e você etava se tornando muito famoso, você chegou a receber proposta deles, ou teve interesse em sair da FMW pra entrar na IWA, ou mesmo a New Japan, All Japan?

Em termos de tamanho a IWA era grande, mas em termos de lutas...as lutas eram ótimas.

- Quem foi o mais difícil de se lutar contra?

Eu acho que Matsunaga. Matsunaga e o Pogo. Porque só o que eles fazem são deathmatches. E eles passam dos limites, mantendo os gimmicks e atacanto até depois da luta.

- Em 1996 foi quando você começou a lutar com lutadores de outras federações como Hakushi (Jinsei Shinzaki), Great Sasuki, TAKA...Você gostou de trabalhar com eles?

Ah sim, com certeza, me diverti muito. Especialmente com o Hakushi, ele acabou se tornando um dos meus melhores amigos. Não exatamente um melhor amigo, mas sentíamos que compartilhávamos algo. Após lutar em várias federaçoes que não tinham limites, com vários caras vindo e lutando e você acha alguem num oceano de gente que você tem afinidade. Não só porque a gente saía pra beber, mas a gente compartilhava uma química no ringue, os mesmos objetivos, etc.


 E o Sasuke, foi difícil trabalhar com ele?

Na verdade ele é menor do que eu. Eu sou o tipo de cara pequeno que trabalha com caras grandes, mas ele é o do tipo de baixinho que trabalha com caras do mesmo tamanho. Não por não conseguir, mas por lutar numa fed que foca mais nos cruisers, ele luta com eles o tempo todo. Então apesar de lutarmos um estilo high flyer, lutammos estilos diferentes. Ambos estávamos em ótima forma e conseguimos dar 100% de nós à platéia.

- Naquela época do dojo da FMW, você treinava com caras como Tanaka e Nakagawa?

Sim.

- Você acha que eles estavam construindo o Tanaka para ser um próximo Onita talvez?

Bom, ele dava 100% dele em tudo o que fazia, aconselhavam ele e ele aprendia. Ele sabia que seria grande.

- Um ano e meio depois da luta contra Onita, no show no Konozawa Olympic Stadium onde você lutou contra o Sasuke e Onita retornou. Qual era o sentimento na FMW? Você sentiu que havia falhado como o "líder da FMW" ao ponto que o Onita precisa voltar e salvar a FMW? Isso não deixou alguns dos lutadores furiosos?

Sim, eu me senti mal quando ele voltou. Eu sempre senti que ele voltaria um dia. Eu não fui bom o suficiente para impedí-lo de fazer isso.

- Havia muito ressentimento quanto a essa atitude?

Claro que havia.

- Você acha que isso afetou a credibilidade da federação?

Sim. Porque nós mentimos ao público, aos fãs, aos velhos fãs.

- E então naquela luta de 5 de Maio, Onita voltou em Dezembro de 96, em maio de 97 houve um show e Onita lutou contra o Kanemura. Você se sentiu "expulso" do Kawasaki Stadium depois de ter entretido o público ali tantas vezes, você sentiu que deveria estar lutando ali em vez de Kanemura, que deveria participar do main event?

Eu nunca achei que fosse lutar com o Onita mesmo. Na verdade eu nunca quis expressar nada lutando contra ele novamente. Preferi superar esse caso fora dos ringues. Mesmo porque estando no mesmo ringue que ele, eu perco. Onita ganharia sempre.

- E aquela luta tag com o Hakushi, contra Kobashi/Mossman que não foi transmitida pela TV, acho que muitos fãs ficaram desapontados com isso...

Houve algum problema com direitos exclusivos da All Japan e o Canal 4...

- Talvez aquela luta tenha sido na verdade algo bom pra você, porque te levou ao Tag Team Tournment da All Japan de 97. Aquela luta foi mais ou menos como um teste pra você e Hakushi pra possivelmente entrar no campeonato?

Na verdade eu já tinha lutado em shows da All Japan antes disso. Mas claro, um campeonato tag na All Japan, eu sempre senti que estava sendo testado.

- E no campeonato você procurava fazer lutas boas pra fazer parte da AJPW ou talvezs pra mostrar pro Onita que podia lutar bem indepentente da FMW?

Não não. Hayabusa faz parte da FMW, sempre...

- Mas as vezes você não sentia necessidade de sair da federação e mostrar o quão bom você era, porque não era apreciado pelo Onita?

Não, o que eu dava como Hayabusa deixava o Onita com inveja. Não havia nada para porvar a ele. Ir à AJPW não tinha nada a ver com isso.

- Mas você nunca, no fundo, sentiu vontade em ir para uma compania como a AJPW?

Não, nunca me passou pela cabeça. Sempre permaneceria na Onita. Você provavelmente deve estar imaginando que eu odeio o Onita até a morte..

- Não não!

...mas ele criou o estilo deathmatch, foi o pioneiro. Tenho respeito por ele por isso. Na verdade ele tem muito mais carisma do que eu! É mais um ressentimento.

- E como foi trabalhar na AJPW? E como o pessoal da federação reagiu?

Nãi tinham nada contra mim, todos me trataram com muito respeito, Misawa, Mr. Baba. Baba inclusive jantou comigo pra conversar.

- É verdade que o Kawada não é muito amigável? Eu ouvi várias histórias.

O Kawada não era amigo de ninguém lá. Mas eu me dei bem com o Mr. Taue e todo mundo.

- Naquela época o Onita começou a participar de lutas na New Japan com o Chono, inclusive levando as lutas com arame farpado mas Chono não aceitou certos golpes e requerimentos do Onita, também quando eles lutaram com o pessoal da Big Japan. Não pareceu que eles olhavam o pessoal das deathmatches como inferiores?


Na verdade eu nunca prestei atenção no Onita em outras feds. Só uma vez numa barbedwire match do Onita contra o Kensuke, eu prestei atenção...

- Por que?

Porque eu estáva lá, eu fui ver o show. E quando voltei pra FMW choviam faxes e telefonemas dos fãs perguntando: "Por que você só ficou assistindo? Por que não foi ajudar o Onita?"

- Nossa.

A gente não faz idéia de como o público vê as coisas.

- Vendo que você se deu bem no primeiro J-Cup, por que você não participou do segundo J-Cup da WAR?

Não teve oferta.

- Naquela época, Fuyuki entrou na FMW, também Jado e Gedo, e daí a FMW foi deixando de ser wrestling e se tornar mais entretenimento. As coisas já não eram mais Onita, Hayabusa, Neo-FMW, você concordou com o jeito que as coisas seguiam?

om, as lutas não era só sobre perder ou ganhar, mas sobre passar a mensagem pro público. Eu falei pro Fuyuki que a nossa filosofia era meio diferente, mas acertamos as coisas. E na época a WWF estava ficando popular no Japão...

- E como foi essa "americanização" da FMW? Muitas pessoas acham que as lutas da FMW não eram tão boas quando elas começaram a ter mais "entretenimento". Como se sentiam os lutadores da FMW?

Sim, nos ouvimos que tínhamos perdido algo seguindo esse caminho. Na verdade perdemos um certo público mas ganhamos um novo. Era muito cedo pra se prever qualquer coisa. Contanto que a gente mantesse a base e adicionasse algo novo, estava OK.

- Foi nessa época que vocês começaram a fazer Pay-Per-Views?

Sim, mesmo apesar de a tecnologia não estar desenvolvida ainda.

- Naquela época havia o Mr. Gannosuki, você era o Darkside Hayabusa...De quem foi a idéia de transformar seu gimmick?


Sim, eu me diverti muito. Muito mesmo. Eu queria ter voltado mais vezes, mas às vezes é complicado, mesmo por motivos de visto, etc. Mas só tenho boas memórias. Além disso depois o pessoal da ECW participou na FMW também, eu senti uma conexão com eles.

- Qual é a sua melhor memória de trabalhar com Sabu e RVD?

Bom, teve alguns spots que eu estraguei nas lutas mas mesmo assim todo mundo gritava: "LEGAL!".

- O que aconteceu com o dono da FMW, Arai (Shoichi Arai)? Ele cometeu suicídio?

Bom, vários fatores levaram a isso...*

- Ele ainda estava presente na federação quando isso aconteceu?

Na verdade foi depois da FMW falir. Três meses depois de ele se machucar, a compania faliu e três meses depois, ele se suicidou. Eu sinto muito pelo que aconteceu, e que tenha de ter acontecido daquela maneira. Era muita pressão em cima dele, e ele se sentia responsável por tudo que viha acontecendo. Mas devemos estudar a situação e aprender com o passado.

- O que aconteceu com Fuyuki, ele teve câncer?

Sim, ele se aposentou por causa disso. Quando ele descobriu que tinha câncer, isso foi 6 meses antes de eu ter me machucado. Quando eu cheguei no hospital ele estava lá e foi me visitar. Perguntei pra ele o que ele tinha e ele disse: "Tenho câncer, vou viver por mais 6 meses." e então me viu e perguntou "Como você vai andar agora?" e eu disse, "Não sei. É difícil, mas a possibilidade existe...". Então ele disse, "Bom, se há uma chance, faça o seu melhor." então ele foi embora.

- O que o pessoal achava do Fuyuki, porque no final ele tinha muito poder dentro da federação e a FMW estava indo em uma direção diferente, como o pessoal se sentia?

Tinha muita gente que concordava com ele, mas esse pessoal saiu. Eu não realmente os culpo pelo caminha que a FMW seguia, eles só estavam fazendo seu melhor.

- Vamos voltar a outubro de 2001 à luta em que você se machucou. O que exatamente aconteceu naquela luta?

Bom, resumindo: eu caí. Sabe quando você está andando e tem uma pedra na calçada e você tropeça? Eu tropecei na corda, aconteceu.

- Quando você aterrisou, você sabia o que tinha acontecido? A intensidade da lesão?

Sim, eu rapidamente percebi. Porque havia sofrido muitas lesões em 10 anos então eu podia dizer o que havia acontecido. Eu havia me diagnosticado.

- O que passou pela sua cabeça naquele momento?

Pensei que ia morrer. Eu não estava respirando. Eu não sei quanto tempo, mas se passaram minutos. Eu não sentia nada, achei que havia morrido. Achei que estava numa projeção astral pois meu corpo estava lá mas eu conseguia me ver. Eu estava me vendo deitado na lona, mas então percebi que ainda estava vivo. Então percebi que precisava acabar a luta, a luta ainda estava acontecendo. O juíz me perguntou se eu estava bem, eu respondi que não e o pedi pra parar a luta. A luta foi parada e logo os médicos e a ambulância chegaram. Acontece que eu nunca desmaiei, eu testemunhei tudo, eu estava acordado durante todo o tempo. Então percebi que o público viu que algo tinha saído extremamente errado. Então eu percebi que era o main event que estava rolando, e eu estava participando da porra da luta, e eu devia algo aos fãs. Então pedi o microfone, senti que tinha o dever de dizer algo, pra acabar o show. Eu pensei por um tempo mas só o que consegui dizer foi: "Me desculpem...Vai demorar um pouco, mas eu voltarei. Eu dei a minha vida à FMW, por favor não a abandonem". Então consequentemente a FMW faliu *risadas*.

- Quanto tempo você ficou no hospital?

Por um ano e meio.

- Qual foi o diagnóstico?

Dano cerebral severo. Depois eu li livros sobre o assunto e comecei a progredir.

- O que o futuro aguarda?

Se você não desistir, o sonho nunca morre. Não há limite de tempo como numa luta. Um dia colocarei a roupa novamente e entrarei no ringue de novo, não para lutar, mas entrarei no ringue com a roupa mais uma vez, pelos fãs.

- Com quem você mantem contato hoje em dia?

Quase todo mundo da época. Não só da FMW mas das outras federações. Tanaka, Sabu, wrestlers americanos. Leio e-mails de fãs e respondo a todos eles. Faço o melhor que posso fazer no momento. Eu tive várias experiências e quero compartilhá-las com muita gente. A maior parte dos wrestlers podem compartilhar as vitórias no ringue, mas eu posso compartilhar experiências de outras vitórias.

- O que você acha do estado atual da luta livre japonesa?

Acho que está ficando cada vez mais difícil. É uma competição por ser o melhor wrestler ou a melhor federação. Por causa disso estão aparecendo cada vez mais companias e lutadores. Mas não é culpa deles o wrestling ter mudado dessa maneira.

- O que você acha dos wrestlers novos que talvez não copiem, mas imitem o estilo do Sabu? Como o pessoal da Toryumon...

Bom, o público atual adora.

- Você treinou o Dragon Kid? Ele foi um juíz na FMW por um tempo...

Sim, mas depois disso ele foi treinar no México.

- O que você acha desses novos grupos high-flying? Você é fã deles? O que você acha que é o principal problema deles, o que eles vem fazendo de errado?

Eu não acho que eles estejam fazendo algo de errado. Eu estou satisfeito, eles estão fazendo um bom trabalho e estão felizes. Me sinto lisonjeado que copiem o que eu costumava fazer, considero isso um elogio. O Dragon Kid chegou a me ligar e me perguntar se eu estava disposto a aconselhá-los na Dragon Gate.

- Se você pudesse escolher 3 lutas suas e colocar num DVD para apresentar para a futura geração de fãs japoneses de wrestling em digamos, 100 anos, quais lutas escolheria?

Ah, é muito difícil. Nunca havia pensado nisso. Eu disse antes que nunca tive lutas favoritas. O que os fãs acham que é a melhor, é a minha melhor.

- Algum arrependimento?

Não, de jeito nenhum. Nunca.

- Tem algo que você gostaria de dizer aos fãs do mundo inteiro? Essa é sua chance.

Bom, sinto que desapontei muitos fãs. Eu aceito o jeito que sou e espero poder andar novamente. Levará muito tempo mas um dia eu levantarei, colocarei a roupa e ficarei de pé num ringue novamente. *Hayabusa chora*