Quando pesquisamos sobre Rikidozan, o homem responsável pela introdução do Pro-Wrestling ao Japão, encontramos diversos relatos sobre uma vinda dele ao Brasil onde encontrou o Antonio Inoki, e basicamente só isso.  Mas o que levou tal atleta á peregrinar por nosso país? .





Em 1953 Rikidozan montou a empresa Japan Pro Wrestling Association, a primeira federação de Pro-Wrestling do Japão, que logo foi se estabilizando no país. Em 1957 já era um astro internacional,conquistou o  NWA International Heavyweight Championship, então iniciou uma turnê de expansão global para sua empresa. Ele percorreu a Ásia, Europa, EUA, até chegar ao Brasil para comemorações da colônia Japonesa em São Paulo capital, no atual bairro da Liberdade.

Informações da turnê de 58, com participantes locais

Não encontrei nada da nossa mídia relatando este show, mas é justificável. O Brasil na época era rota de diversos shows itinerantes, talvez este foi apenas mais um de muitos. 

                                         Tour de 1960 
Rikidozan iniciando a turnê mundial 


A experiência em nossa terra foi boa, porém a estadia foi rápida e Rikidozan não teve tempo de desfrutar do belo país. Em 1960 a JWA retornou e resolveram ficar  por 1 mês.
Em uma de suas andanças, na cidade de Marília-SP, ele foi notificado sobre um jovem atleta imigrante Japonês que apresentava um bom porte, era Kanjin Inoki (Antonio Inoki) que tinha se mudado pro Brasil em 1957  com sua família.

Inoki e sua família no Brasil
Kajin topou a oferta de seguir o seu novo mestre e aprender a arte do pro-wrestling; um certo pro-wrestler nacional conta suas aventuras de treinos de pro-wrestling com o Inoki ainda aqui no Brasil, mas depois de apurar, as datas informadas não batem e o próprio Inoki alegou que não tinha nenhuma base de pro-wrestling antes da interação com seu mestre. 

Ao chegar no Japão, Inoki foi recebido como aquele que daria continuidade aos trabalhos do Rikidozan, a mídia o aclamou e não demorou muito para pegar popularidade

Matéria sobre a descoberta de Inoki,  Nippon Sport News, 1960. Comentários de Rikidozan: 
" A melhor colheita que eu fiz na expedição ao Brasil, foi encontrar este rapaz. Seu corpo cresce mais e mais. Este menino pode fazer a melhor equipe do Tag do mundo  junto com Mammoth Suzuki (19 anos). Ring name? Vamos colocar  "Sky Inoki" porque ele tem um rosto e corpo como um jovem "Sky High Lee".

Antonio Inoki depois se tornou uma das figuras mais emblemáticas e poderosa da história (e mercado) do Pro-Wrestling mundial, É até difícil de acreditar que o WWE Hall of Fame  foi encontrado numa fazenda de café no interior de São Paulo.




Até a próxima.


Rafael Alves