Atualmente, muito tem crescido os fãs e adeptos ao Pro Wrestling em solo nacional, principalmente quando se trata da maior empresa de Pro Wrestling em escala global, a WWE. Isso pode ser tanto um avanço muito grande ao escasso Pro Wrestling nacional, quanto pode ser também somente uma extensão de territórios do monopólio da WWE.

Bem, vamos analisar brevemente os fãs que o Brasil tem produzido e o Pro Wrestling aqui realizado.

Muitos fãs realmente só conhecem a empresa de Stamford. mas isso pode ser justificado de diversas formas, como a facilidade de achar-se conteúdo de tal empresa, bem diferente de outras (também muito grandes) como a NJPW ou AAA. A WWE além de um site com muito conteúdo, informação e interativo, apresenta também canal e páginas em redes sociais como Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. Além de artigos enormes na Wikipédia onde qualquer um pode acessar e se informar sobre a história da empresa e de wrestlers que lá trabalham, eu mesmo comecei assim. Em contrapartida temos uma empresa como a AAA que não visa a expansão mundial e sim continental e uma empresa que já é extremamente famosa no Oriente migrando para o Ocidente. Porém não conseguimos achar com facilidade informações de shows e eventos, isso dificulta a vida de muitos que não tem tempo para procurar conteúdo dessas empresas.

Porém, voltando ao Brasil, temos um cenário parvo e muito confuso. Empresas Backyards que querem se mostrar Indys e se comportam e agem como Main Eventers da WWE. Mas pra início de conversa, o que são empresas Backyards? São empresas amadoras, feitas geralmente por fãs. Sem muitos aspectos profissionais. Assistindo os shows aqui apresentados, dificilmente conseguimos olhar para os wrestlers como profissionais e sim adolescentes ou adultos infantis brincando de WWE. Isso também é um reflexo do que acontece no ringue, existe muito a falta de realismo. Mesmo eu achando que o realismo no pro wrestling é algo mais cultural que um atributo fixo (No japão, o puroresu tradicional tinha o como seu maior foco o realismo in ring, já no EUA o entertainer wrestling o realismo é quase nulo), eu acho de extrema importância onde o MMA e a Capoeira fazem sucesso.

 Isso nos leva a outro ponto do texto, a cultura de cada região. A cultura influência diretamente no produto de pro wrestling apresentado no local. No Mexico temos a influência das novelas, assim dramatizando demais o que acontece in ring. No Japão temos a influência das artes marciais, assim focando no realismo e no respeito in ring. No EUA, temos os filmes e as produções Hollywoodianas influenciando diretamente nas construções de matches. Legal, mas e o Brasil? O Brasil por ser uma nação muito miscigenada, e com cultura riquíssima conseguimos aspectos e influências dos 3 maiores estilos de pwrestling no mundo. Gostamos dos dramas das novelas, das artes marciais como no MMA e amamos filmes. Por isso, acho o Brasil um país muito promissor no Pro Wrestling. Mas também devemos ser realistas, não temos investimento o suficiente parar fazer produções hollywoodianas como a WWE. Também não temos lutadores querendo migrar pra um esporte que sofre enorme preconceito. Mas como reverter essa situação? Os únicos que pode mudar essa situação são vocês fãs! Vocês são quem faz a maquina do pro wrestling funcionar! E que tipo de fãs estamos criando aqui em solo nacional? Fãs que assistem somente uma empresa e desrespeitam toda tradição e todo os outros estilos de pro wrestling? ou Fãs que estão enriquecendo seu conhecimento e não estão aceitando qualquer coisa que nos impõe e que dificultam o crescimento do Pro Wrestling?

Na verdade, uma pergunta melhor, que tipo de fã de pro wrestling você é?